Pular para o conteúdo principal

INFLAÇÃO FICOU ESTÁVEL EM NOVEMBRO NA CIDADE DE VARGINHA


O Índice Municipal de Preços ao Consumidor de Varginha (IMPC) teve variação de -0,11% em novembro comparado com o mês anterior. No período de doze meses, a inflação acumulada atingiu 6,10% e considerando apenas o ano de 2025 o nível geral de preços teve elevação de 4,60% na cidade.

O IMPC é um indicador geral de inflação medido pelo Instituto Federal do Sul de Minas (Campus Carmo de Minas) através do Grupo de Pesquisas e Estudos Socioeconômicos (GESEc) em parceria com o Departamento de Pesquisa do Unis e GEESUL. Para a construção desse índice são coletados cerca de 500 preços de 44 itens distribuídos em 5 grandes grupos de gastos, sendo eles: Alimentação, Habitação, Transporte, Educação e Comunicação.

A maior alta ocorreu no grupo transporte (0,49%), em função da expansão nos preços médios do etanol (1,54%) e diesel (0,61%).

Novamente o grupo comunicação apresentou elevação (0,15%), com destaque para os planos de telefonia móvel que subiram em média 0,45%.

Alimentação recuou -0,17%. As maiores elevações foram com os produtos cebola (18,62%), batata (15,23%) e banana (14,18%) em virtude dos impactos de fatores climáticos que provocaram atrasos nas colheitas em algumas das regiões produtoras. Os destaques de queda ficaram com alho (-7,29%), tomate (-6,01%) e ovos (-4,67%) devido à expansão da oferta e o menor nível
de demanda.

O grupo habitação mais uma vez apresentou diminuição, dessa vez de -0,47%. Os produtos de higiene pessoal e limpeza geral da residência tiveram elevação de 2,90% e 1,71%, respectivamente. Por outro lado, a energia elétrica caiu -1,68%.

O grupo educação se manteve estável.
A nível nacional, a inflação medida pelo IPCA (IBGE) apresentou alta de 0,18%, sendo a menor taxa para o mês de novembro desde 2018. As principais convergências nos resultados de Brasil e Varginha ocorreram nos grupos alimentação e transporte.
A difusão inflacionária, que demonstra a quantidade relativa de produtos pesquisados que tiveram alta nos preços médios, foi de 50% em Varginha no mês de novembro, acima do resultado do mês anterior quando atingiu 36,4%. No entanto, a amplitude das variações, diferença entre o produto com maior alta e aquele com maior queda, foi de 25,91 pontos percentuais, abaixo do valor referente a outubro quando atingiu 36,18 p.p. Isso demonstra que, mesmo havendo mais produtos com elevação de preços, a discrepância entre os extremos foi menor.

Nossas previsões realizadas no relatório anterior não se concretizaram, visto que a inflação local não retornou ao patamar positivo como se esperava. O recuo ocorrido nos grupos alimentação e habitação compensou as elevações no transporte e comunicação.

Para o próximo mês, o comportamento da inflação em Varginha dependerá de alguns fatores como a intensificação das safras de verão, especialmente dos hortifrutigranjeiros, e do ritmo de chuvas em algumas regiões produtoras. Além disso, os reajustes de alguns serviços e a maior demanda por parte do consumidor, que é típica no período do final de ano, devem contribuir para alta no indicador inflacionário local.

Confira a pesquisa completa clicando aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTORA ARTÍSTICA VARGINHENSE É CONVIDADA PELO MEC PARA ATUAR NA CRIAÇÃO DE ESCOLA NACIONAL DE HIP HOP

A Bolando Produções marcou presença na primeira reunião com representantes da cultura de todo o Brasil, desenhando a política que busca promover o sucesso escolar de estudantes negros e periféricos pelo diálogo com o Hip-Hop Na última segunda-feira (26/01), aconteceu uma reunião em Brasília organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com representantes da cultura Hip-Hop de todos os estados e do Distrito Federal, para apresentar a proposta e debater a criação da Escola Nacional de Hip-Hop . O projeto consiste em uma política educacional que buscará promover o sucesso escolar de estudantes da educação básica, sobretudo negros e periféricos, a partir do diálogo com a cultura Hip-Hop. E para ajudar o MEC a desenhar esse projeto, a Bolando Produções foi convidada para fazer parte da mesa de debates e estruturação da Escola Nacional de Hip-Hop. Estivemos ao lado de verdadeiros líderes e precursores da cultura Hip-Hop como GOG , Renan Inquérito , Thiago Elnino e tantos outros nomes e m...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho