Pular para o conteúdo principal

PRÓ-MANANCIAIS CELEBRA RESULTADOS E FORTALECE AÇÕES DE PRESERVAÇÃO EM MINAS GERAIS

Programa premiado nacionalmente reúne especialistas, comunidades e gestores para o avanço das microbacias mineiras

Cerca de 400 pessoas participaram da abertura do 7º Encontro do Pró-Mananciais, realizado no Tauá Resort, em Caeté, na quarta-feira (03/12). O evento celebrou a história do programa e seu impacto social, ambiental e econômico.

Criado em 2017, o Pró-Mananciais se consolidou como referência nacional em proteção e recuperação de microbacias hidrográficas, fortalecendo políticas públicas e envolvendo sociedade e instituições no cuidado com os recursos naturais. Presente em 288 municípios, já soma R$ 162 milhões investidos em ações de recuperação ambiental, melhoria da qualidade da água e ampliação da disponibilidade hídrica, beneficiando comunidades que dependem dessas bacias para subsistência e desenvolvimento.

O diretor de Clientes, Comunicação e Sustentabilidade da Copasa, Cleyson Jacomini, destacou o reconhecimento nacional conquistado este ano com o 23º Troféu Seriema – Prêmio Crea de Meio Ambiente. “É uma grande satisfação ver o Pró-Mananciais ser reconhecido com o Troféu Seriema, considerado o ‘Oscar da Sustentabilidade’. Concorrendo com projetos de grande porte, essa conquista reafirma a potência e a seriedade do trabalho desenvolvido”, afirmou.

Estruturado em parceria com a Arsae-MG, o programa garante previsibilidade de investimentos, destinando 0,5% da Receita Operacional obtida com tarifas para custear as ações. A diretora-geral da agência, Deborah Carvalho, reforçou: “O Pró-Mananciais é regulamentado e possui previsibilidade, diferentemente de muitas iniciativas que enfrentam incertezas orçamentárias ano após ano. É um compromisso coletivo e histórico”.

A abertura contou também com o medalhista olímpico Torben Grael, que alertou para os impactos ambientais percebidos ao longo dos anos. “Temos visto rios cada vez mais rasos, perdendo riqueza por falta de proteção. Por isso a importância de projetos como o Pró-Mananciais, que preservam nossos recursos hídricos. Jogar o lixo no lugar correto é uma ação simples, mas essencial para manter vivos nossos cursos d’água”, afirmou.

Os resultados evidenciam a força do programa: mais de 4.800 propriedades rurais beneficiadas e cerca de 9,7 milhões de pessoas impactadas, considerando as regiões abastecidas pelas bacias recuperadas. Ao todo, foram 347 bacias trabalhadas, aproximadamente 44.703 km. Segundo Luciana Campos, gerente de Desenvolvimento Ambiental da Copasa, o encontro promoveu troca de experiências e reconhecimento coletivo. “Tivemos investimentos importantes, que proporcionaram ações de cercamento, terraceamento, construção de barraginhas e educação ambiental”, disse.

Integrado à Agenda ESG da Copasa e alinhado ao ODS 6 da ONU, o Pró-Mananciais segue crescendo e consolidando-se como um dos maiores programas ambientais de Minas Gerais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTORA ARTÍSTICA VARGINHENSE É CONVIDADA PELO MEC PARA ATUAR NA CRIAÇÃO DE ESCOLA NACIONAL DE HIP HOP

A Bolando Produções marcou presença na primeira reunião com representantes da cultura de todo o Brasil, desenhando a política que busca promover o sucesso escolar de estudantes negros e periféricos pelo diálogo com o Hip-Hop Na última segunda-feira (26/01), aconteceu uma reunião em Brasília organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com representantes da cultura Hip-Hop de todos os estados e do Distrito Federal, para apresentar a proposta e debater a criação da Escola Nacional de Hip-Hop . O projeto consiste em uma política educacional que buscará promover o sucesso escolar de estudantes da educação básica, sobretudo negros e periféricos, a partir do diálogo com a cultura Hip-Hop. E para ajudar o MEC a desenhar esse projeto, a Bolando Produções foi convidada para fazer parte da mesa de debates e estruturação da Escola Nacional de Hip-Hop. Estivemos ao lado de verdadeiros líderes e precursores da cultura Hip-Hop como GOG , Renan Inquérito , Thiago Elnino e tantos outros nomes e m...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho