Ciclo de palestras reuniu profissionais e estudantes para discutir avanços e desafios das normas aplicadas ao setor
O ciclo de palestras sobre regulação de agrotóxicos e bioinsumos, promovido pelo Crea-MG, ocorreu em Lavras, no Sul de Minas, na quinta-feira (27/11). Estudantes, profissionais, pesquisadores e representantes de órgãos de fiscalização discutiram avanços, desafios e oportunidades da nova regulamentação aplicada ao setor.Na oportunidade, os participantes definiram pontos estratégicos para aprimorar a regulação em Minas Gerais, fortalecer a integração entre fiscalização, ampliar a capacitação técnica, melhorar a rastreabilidade e a transparência e criar ambientes regulatórios que incentivem a inovação.
A coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) de Regulação Brasileira de Agrotóxicos Bioinsumos do Crea-MG, engenheira agrônoma Polyana Placedino Andrade, afirmou que o debate reforçou o papel dos profissionais no campo. “A atuação técnica do engenheiro melhora a segurança das aplicações de agrotóxicos e bioinsumos, fortalece a rastreabilidade e apoia a fiscalização com procedimentos padronizados e análises mais precisas”, afirmou.
Um dos participantes do evento, o engenheiro agrônomo Wander Eustáquio de Bastos Andrade reforçou que o assunto ganha peso porque o setor vive um período de ajustes regulatórios que afetam diretamente produtores, indústria e fiscalização. “Houve uma expansão muito recente na área de bioinsumos, mas ainda há dúvidas sobre a normatização da produção e da comercialização, especialmente considerando que as regras podem mudar ao longo do tempo”, destacou.
A estudante de engenharia agronômica Lívia Amanda de Souza Santos participou do ciclo de palestras com o objetivo de ampliar sua formação como profissional. “Os avanços na regulamentação dialogam diretamente com as demandas do setor produtivo. Esse tipo de evento amplia ainda mais a compreensão para nós que queremos ingressar na área”, disse.
Comentários