Pular para o conteúdo principal

ACORDO TRANSFORMA DISPUTA JUDICIAL EM INVESTIMENTOS SOCIAIS EM ARAGUARI

Parceria mediada pela AGU regulariza vagas em curso de Medicina no Triângulo Mineiro e garante construção de UBS e concessão de bolsas de estudo

A Advocacia-Geral da União (AGU), representando o Ministério da Educação (MEC), firmou acordo judicial com o Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos (Imepac) que regulariza a ampliação de vagas no curso de Medicina, põe fim a uma disputa judicial iniciada em 2022 e assegura investimentos sociais estimados em R$ 9,2 milhões para o município de Araguari, no Triângulo Mineiro.

A conciliação foi conduzida pela Coordenação de Serviço Público da Procuradoria Regional da União da 6ª Região (Coresp6) e encerrou ação ajuizada pelo Instituto de Administração & Gestão Educacional Ltda. e pelo Imepac contra a União Federal.

A controvérsia envolvia a ampliação da oferta de vagas no curso de Medicina. As instituições buscavam a manutenção dos efeitos da Portaria MEC nº 864/2022, que autorizava 60 vagas, bem como a edição de novo ato administrativo para a implementação de outras 39, totalizando 99 vagas. A União, por sua vez, sustentou que a expansão da oferta deve observar o chamamento público previsto na Lei nº 12.871/2013, que instituiu o Programa Mais Médicos.

Além de regularizar a situação das vagas, o acordo estabelece contrapartidas sociais em favor do município de Araguari. Entre elas, está a construção e a doação integral de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) Tipo II, que passará a integrar a rede municipal de atenção primária, ampliando a capacidade de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Bolsas de estudo
O termo também prevê medidas voltadas à inclusão no ensino superior, com a concessão imediata de sete bolsas integrais e uma bolsa parcial de 30% no curso de Medicina, destinadas a estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A seleção seguirá os critérios do Programa Universidade para Todos (ProUni), sem impacto no orçamento público.

A conciliação foi homologada pelo Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6), com extinção do processo e resolução de mérito, nos termos do artigo 487, inciso III, alínea “b”, do Código de Processo Civil (CPC). O trânsito em julgado da decisão foi certificado em 17 de dezembro de 2025, encerrando definitivamente o litígio.

“A solução consensual de conflitos é uma das expressões mais qualificadas da missão constitucional da AGU”, observou o coordenador da Coresp6, Tobias Morato Teixeira. “Encerrar litígios com segurança jurídica e foco no interesse público permite transformar disputas judiciais em resultados concretos para a sociedade”.

Segundo Teixeira, especialmente quando esses acordos viabilizam a implementação de políticas públicas essenciais, a exemplo da saúde e da educação, “reafirma-se o papel da AGU como instituição estratégica do Estado brasileiro, comprometida com a efetividade dos direitos fundamentais e com a construção de soluções duradouras para a coletividade”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SCOLFORO VIABILIZA EXPANSÃO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UFLA

Em reunião na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foi consolidada a maior reformulação já feita no projeto do Hospital Universitário da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O reitor, professor José Roberto Soares Scolforo, defendeu ao longo do ano e teve o projeto de expansão aprovado, o que garante o aumento da área construída e a incorporação de um setor completo de exames e imagens, incluindo hemodinâmica. Faz parte do projeto desta ampliação a incorporação de uma nova área, onde é hoje o Sindicato dos Produtores Rurais de Lavras. Com a ampliação da área e dos serviços, o Ministério da Saúde aumentou o teto de investimento, garantindo condições para execução da nova estrutura até 2027. Em visita à UFLA para celebração dos 10 anos do curso de Medicina no final do ano passado, o vice-presidente da Ebserh, Daniel Gomes Monteiro Beltrammi, confirmou a previsão de início das obras em março de 2026 e conclusão em 2027, quando o hospital será aberto para a população de ...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/