O livro ‘Pedagogias do Audiovisual: gênero, sexualidades e processos educativos’ foi lançado na noite de 17 de dezembro, em Juiz de Fora/MG em um local propício a despertar nas pessoas presentes o olhar, a imaginação, a composição audiovisual que carrega a experiência de estar em um lugar assim, Madame Geváh!
Um dos artigos que compõe esse ‘livro celebração’ foi escrito pela professora aposentada do Departamento de Educação da Ufla, Cláudia Ribeiro. Escrito em parceria com Anderson Ferrari, intitulado “COLEGAS”: Possibilidades para a problematização da amizade e estética da existência, Cláudia Ribeiro provoca leitoras e leitores a refletir sobre o filme “Colegas”, uma história de abandono e encontro de três personagens em uma instituição.
Em tempos onde reflexão audiovisual se faz necessária em ambientes, principalmente escolares, um livro que se propõe a discutir e refletir sobre Pedagogias do Audiovisual é muito bem-vindo como processo formativo educacional.
E como diz Paulo Freire, “a buniteza” desta obra se traduz na apresentação de um livro comemorativo, onde seus organizadores, Anderson e Roney, celebram a ideia de comemorar: “Em sua etimologia, a palavra comemorar compõe sentidos que se associam à nossa proposta. O prefixo cum- remete à companhia e à reunião. Já memorare remete a lembrar, celebrar a lembrança de algo, trazer à memória. Assim, comemorar é lembrar e celebrar junto com outros”.
Esta obra já está à disposição de leitoras e leitores em formato e-book e também para aquisição, via site da editora:
https://pedroejoaoeditores.com.br/produto/pedagogias-do-audiovisual-genero-sexualidade-e-processos-educativos/



Comentários