Pular para o conteúdo principal

MOSTRA TIRADENTES ANUNCIA SELEÇÃO DE FILMES INÉDITOS DAS MOSTRAS AURORA E OLHOS LIVRES


A 29a Mostra de Cinema de Tiradentes, realizada entre 23 e 31 de janeiro de 2026, contará novamente com as mostras competitivas de longas-metragens Olhos Livres e Aurora. Os filmes selecionados, todos em pré-estreia mundial, reafirmam o papel do evento como um dos principais espaços de lançamento e reflexão do cinema brasileiro contemporâneo. A temática desta edição, “Soberania imaginativa”, atravessa os pensamentos em torno da seleção, ainda que não seja preponderante para as escolhas.

De muitas maneiras, o conceito tende a se ampliar na relação com os filmes tanto nas sessões quanto em debates e encontros entre crítica, cineastas e público. As seleções das duas mostras foram realizadas pela curadoria de longas-metragens da Mostra de Tiradentes, formada por Francis Vogner dos Reis, Juliano Gomes e Juliana Costa.

MOSTRA OLHOS LIVRES
A Mostra Olhos Livres segue um espaço de abordagens estéticas arrojadas, voltado a possibilidades lúdicas e criativas da linguagem cinematográfica desenvolvidas por realizadores que já possuem alguma circulação em festivais. Desde o ano passado, a mostra mudou um pouco de perfil e reforçou o objetivo de desbravar novos caminhos da produção autoral e acompanhar cineastas que apostam na radicalidade inventiva mesmo após trajetórias já consolidadas.

Integram a Mostra Olhos Livres 2026 os filmes “Meu Tio da Câmera” (Bernard Lessa, ES), “Tannhäuser” (Vinícius Romero, SP), “Anistia 79” (Anita Leandro, RJ), “As Florestas da Noite” (Priscyla Bettim e Renato Coelho, SP), “O Enigma de S.” (Gustavo de Mattos Jahn, RJ), “Ao Sabor das Cinzas” (Taciano Valério, PE) e “Amante Difícil” (João Pedro Faro, RJ).

Para o coordenador curatorial Francis Vogner dos Reis, a Olhos Livres reflete um traço marcante do cinema brasileiro atual: “Se algo aparece hoje como determinante, não é uma linha estética única ou um traço político homogêneo, mas a diversidade imaginativa muito forte”, afirma. Segundo ele, trata-se de uma geração de realizadores que muitas vezes iniciou trajetórias há dez ou quinze anos e que, agora em seus terceiros, quartos ou até sextos longas-metragens, continuam a produzir filmes à revelia das condições difíceis ou limitadoras e mantendo compromisso com o risco e a invenção.

“Se você olha para a Olhos Livres, você percebe que há vários jovens veteranos do cinema independente brasileiro, artistas e cineastas que já têm uma assinatura e que estão escolhendo estrear em Tiradentes”, reforça o curador. “Isso consolida um cenário de cinema autoral brasileiro que não é necessariamente formado apenas por estreantes ou novidades, mas por pessoas que estão amadurecendo, desdobrando sua obra e consolidando um estilo, uma linha específica.”

MOSTRA AURORA
A Mostra Aurora, por sua vez, é dedicada a longas-metragens de estreia e reúne em 2026 novos caminhos possíveis na expressão audiovisual brasileira independente. A seção segue como um dos principais espaços de revelação do cinema no país, com títulos de diferentes territórios, contextos e formas de produção que ajudam a redesenhar o mapa da produção a partir de realizadores em começo de carreira na direção.

Compõem a Mostra Aurora 2026 os filmes “Vulgo Jenny” (Viviane Goulart, GO), “Sabes de Mim, Agora Esqueça” (Denise Vieira, DF), “Politiktok” (Álvaro Andrade, BA), “A Voz da Virgem” (Pedro Almeida, RJ), “Para os Guardados” (Desali e Rafael Rocha, MG) e “Obeso Mórbido” (Diego Bauer, AM).

Francis Vogner chama atenção para as condições de realização desses filmes da Aurora. “Boa parte é feita com recursos próprios ou com editais de valores muito pequenos, muito aquém daquilo que seria trabalhado como um baixo orçamento”, observa. Para o curador, esse cenário evidencia tanto a urgência de políticas públicas voltadas aos primeiros longas quanto a força de um cinema que constrói uma linha evolutiva dentro do lastro do cinema independente brasileiro das últimas duas décadas.

Os filmes da Mostra Olhos Livres concorrem a prêmios concedidos pelo Júri Oficial, composto por Alvaro Arroba (programador, Argentina), Daniela Giovana (professora e pesquisadora, MS), Darks Miranda (artista, RJ), Hermano Callou (crítico de cinema, RJ) e Renato Novaes (ator, MG). Já os títulos da Mostra Aurora são avaliados pelo Júri Jovem, formado por estudantes selecionados a partir de uma oficina de crítica realizada em setembro, durante a Mostra CineBH. Os filmes vencedores de cada Mostra recebem o Troféu Barroco - oficial do evento, prêmio em serviços oferecidos por empresas parceiras e o Prêmio Embratur, no valor de R$20.000,00.

Ao articular Olhos Livres e Aurora, a Mostra de Tiradentes reafirma sua aposta em um cinema plural, diverso e inventivo, em sintonia com a noção de soberania imaginativa. “O cinema brasileiro nunca foi uma coisa só, ele é múltiplo”, lembra Francis Vogner.

SOBRE A MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES
Maior evento do cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão realizado no país e chega a sua 29ª edição de 23 a 31 de janeiro de 2026, em formato online e presencial. Apresenta, exibe e debate, em edições anuais, o que há de mais inovador e promissor na produção audiovisual brasileira, em pré-estreias mundiais e nacionais – uma trajetória rica e abrangente que ocupa lugar de destaque no centro da história do audiovisual e no circuito de festivais realizados no Brasil.

O evento exibe mais de filmes brasileiros em pré-estreias nacionais e mostras temáticas, presta homenagem a personalidades do audiovisual, promove seminário, debates, a série Encontro com os filmes, oficinas, Mostrinha de Cinema, Fórum de Tiradentes, Conexão Brasil CineMundi e atrações artísticas. Toda a programação é gratuita. Mais informações www.mostratiradentes.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SCOLFORO VIABILIZA EXPANSÃO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UFLA

Em reunião na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foi consolidada a maior reformulação já feita no projeto do Hospital Universitário da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O reitor, professor José Roberto Soares Scolforo, defendeu ao longo do ano e teve o projeto de expansão aprovado, o que garante o aumento da área construída e a incorporação de um setor completo de exames e imagens, incluindo hemodinâmica. Faz parte do projeto desta ampliação a incorporação de uma nova área, onde é hoje o Sindicato dos Produtores Rurais de Lavras. Com a ampliação da área e dos serviços, o Ministério da Saúde aumentou o teto de investimento, garantindo condições para execução da nova estrutura até 2027. Em visita à UFLA para celebração dos 10 anos do curso de Medicina no final do ano passado, o vice-presidente da Ebserh, Daniel Gomes Monteiro Beltrammi, confirmou a previsão de início das obras em março de 2026 e conclusão em 2027, quando o hospital será aberto para a população de ...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/