Pular para o conteúdo principal

REITOR DA UFLA REALIZA PRIMEIRA AGENDA EM BRASÍLIA PARA TRATAR DE EXPANSÃO E HOSPITAL UNIVERSITÁRIO


Em agenda institucional realizada em Brasília, o reitor da Universidade Federal de Lavras cumpriu uma série de reuniões no Ministério da Educação (MEC) para tratar de pautas estratégicas relacionadas à infraestrutura, orçamento, equipamentos, ampliação do quadro de servidores e implantação do Hospital Universitário. Os encontros envolveram equipes das áreas de planejamento, orçamento, pessoal e financiamento das universidades federais, com foco na viabilização de investimentos essenciais para a consolidação dos novos cursos e para o fortalecimento da estrutura acadêmica e administrativa da UFLA.

As agendas contaram com a participação de gestores de diferentes áreas do Ministério da Educação, entre eles o secretário-executivo Leonardo Barchini, além de Aline Pereira Leal, coordenadora-geral de Planejamento e Orçamento das Instituições Federais de Educação Superior; Eduardo Batista dos Santos, coordenador-geral de Gestão Estratégica com Pessoas; Adalton Matos, subsecretário de Planejamento e Orçamento; Juscelino Pereira Silva, secretário adjunto da Secretária de Educação Superior (Sesu) e diretor de Modelos de Financiamento da Rede; e Lucia Pellanda, diretora de Desenvolvimento Acadêmico.

A programação incluiu ainda compromissos na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), com a participação do vice-presidente Daniel Gomes Monteiro Beltrammi e da diretora de Administração e Infraestrutura Odete Carmem Gialdi.

Obras e investimentos via PAC
Durante as reuniões, foram apresentados ao MEC pedidos de inclusão de novas obras no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Na proposta, estão incluídos o prédio para o curso de Nutrição; prédio para Engenharia Ambiental e Sanitária; prédio para Engenharia de Controle e Automação e a estrutura para o projeto Agro Valor Mais, que prevê a implantação de 12 laboratórios voltados à agregação de valor aos produtos agropecuários, com foco na agricultura familiar, de subsistência e em assentamentos rurais. Também foi negociada a inclusão de infraestrutura para os novos cursos de tecnologias, destinado a abrigar diferentes formações e atividades ligadas às áreas tecnológicas. Além das obras, também avançaram as tratativas sobre projetos e recursos para manutenção predial nos câmpus da Universidade.

Ampliação do quadro de docentes e técnicos
A agenda também tratou da recomposição e ampliação do quadro de pessoal da Universidade, com base em indicadores nacionais como a relação aluno-professor (RAP) e aluno-técnico (RAT), utilizados pelo MEC para definir vagas de docentes e técnicos administrativos.

No fim de 2025, a UFLA já havia recebido 15 vagas de docentes, além de 22 vagas vinculadas diretamente aos novos cursos. Para este semestre, há perspectiva de liberação de aproximadamente 71 novas vagas docentes, número que pode ser ampliado, antecipando parte das necessidades previstas originalmente para anos seguintes.

Também foram confirmadas 34 novas vagas de técnicos administrativos, parte delas com concurso vigente e provas previstas para maio deste ano, além da negociação de vagas para os cursos novos, solicitadas para liberação ainda em 2026. Essa previsão de ampliação deverá atender tanto aos cursos recém-criados quanto às demandas estruturais da universidade.

Equipamentos
Outro ponto central da agenda foi a viabilização de cerca de R$13 milhões em equipamentos específicos para os cursos recém-criados, considerados recursos fundamentais para o início das atividades acadêmicas. Segundo o reitor, houve sinalização positiva do MEC para que esse montante seja liberado ainda neste semestre.

Paralelamente, seguem em execução os R$10 milhões destinados à aquisição de equipamentos já pactuados anteriormente, dos quais R$5 milhões foram liberados no fim de 2025. Parte desses recursos já atendeu demandas de cursos como Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Agrícola, além do câmpus Paraíso, enquanto novos processos licitatórios estão em andamento para completar os investimentos. A expectativa é de liberação do saldo remanescente ainda neste primeiro semestre.

Hospital Universitário
A agenda incluiu ainda tratativas com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) sobre a implantação do Hospital Universitário da UFLA. A licitação das obras, que sofreu atraso em razão de ajustes no projeto executivo, está prevista para março. Segundo as informações apresentadas, está garantido um teto de R$67 milhões para o hospital, valor que contempla tanto obras quanto aquisição de equipamentos, com recursos assegurados pelo Ministério da Saúde. A perspectiva para o início das atividades permanece em 2027. A ampliação do escopo do projeto, aliada à locação de um imóvel por 20 anos para apoio às operações, deverá permitir uma estrutura hospitalar mais robusta do que a inicialmente prevista.

Articulação sistemática
Ao avaliar os resultados da agenda, o reitor destacou o caráter produtivo das reuniões e a importância da articulação contínua junto ao MEC e à Ebserh para garantir infraestrutura, pessoal e condições adequadas ao crescimento da Universidade. “Foram encontros longos e muito positivos, que reforçam nosso planejamento de médio e longo prazo e criam condições concretas para avançarmos na oferta de cursos, na qualificação dos espaços e no atendimento à comunidade acadêmica e regional”, avaliou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DROGARIA ARAUJO ABRE 59 VAGAS DE EMPREGO NO INTERIOR

Contratações serão feitas para vários cargos, de gerentes à vendedores, em 13 cidades do interior de Minas A Drogaria Araujo está com 59 vagas de emprego abertas nas cidades de Varginha, Lavras, Nova Serrana, Formiga, Juiz de Fora, Ouro Preto, Ubá, Barbacena, Conselheiro Lafaiete, Itabirito, Pará de Minas, São João del Rei e Viçosa.  As oportunidades de emprego são para os cargos de gerente e subgerente de loja, vendedor, fiscal de loja, operador de caixa e repositor de mercadorias. O processo seletivo ocorrerá até o fim de janeiro de 2020, e os interessados devem cadastrar o seu currículo no site www.trabalhenaaraujo.com.br .  Para se candidatar as vagas é necessário ter disponibilidade para trabalhar nos finais de semana e feriados e disponibilidade de horário. A Drogaria Araujo desenvolve o Programa Incluir e informa que Pessoas com Deficiência (PCD) poderão concorrer a essas vagas. A empresa garante benefícios para todas as funções, como assistência médica,...

NUTRIVITAL ANUNCIA NOVA UNIDADE FABRIL EM VARGINHA

A Prefeitura de Varginha celebra a implantação de uma nova unidade fabril da empresa Nutrivital no município, reforçando o protagonismo da cidade como polo estratégico para o desenvolvimento industrial e logístico do Sul de Minas. O empreendimento integra o planejamento estratégico da companhia até 2030 e representa um importante avanço rumo aos conceitos de Indústria 5.0, que aliam tecnologia de ponta, inteligência artificial e valorização do capital humano para impulsionar o agronegócio brasileiro. A nova fábrica contará com uma área construída inicial de 8 mil metros quadrados, com foco na produção de aditivos, premixes, núcleos e concentrados. A escolha de Varginha como sede do investimento se deve à sua localização privilegiada, que favorece a logística nacional e internacional, especialmente por meio do Porto Seco, além da proximidade com importantes regiões produtoras do país. O diretor e fundador da Nutrivital, Rodrigo Risso, destaca que a implantação da unidade em Minas Gerais...

UPA 24 HORAS É CONTEMPLADA COM R$ 740 MIL EM RECURSOS

Lavras, no Sul de Minas, recebeu um importante reforço para a saúde pública com a destinação de R$ 740 mil para fortalecer o atendimento da Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA). O recurso é resultado da parceria entre a prefeita Jussara Menicucci (PSD) e o deputado estadual Cássio Soares (PSD), que têm atuado em conjunto para ampliar os investimentos no município. A prefeita Jussara Menicucci destacou a importância do recurso para garantir mais qualidade, eficiência e segurança no atendimento à população. Já o deputado estadual Cássio Soares reafirmou seu compromisso com Lavras, ressaltando que o investimento contribuirá para fortalecer a estrutura da saúde e melhorar os serviços prestados aos cidadãos. Os recursos, que já estão disponíveis, serão destinados ao aprimoramento do atendimento da UPA 24 Horas, beneficiando diretamente os usuários do sistema público de saúde e reforçando o compromisso da administração municipal com a qualidade da assistência à população.