Pular para o conteúdo principal

AÉCIO RECONDUZ REITOR DO UNIS AO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO


O governador Aécio Neves ratificou a permanência do professor Stefano Barra Gazzola, presidente da Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas (Fepesmig) e reitor do Centro Universitário do Sul de Minas (Unis), por mais quatro anos como membro do Conselho Estadual de Educação (CEE), órgão normativo do sistema de ensino mineiro. A recondução é para um seleto grupo de apenas 24 educadores, representantes dos diversos graus de ensino e do magistério oficial e particular, de notório saber e experiência em matéria de Educação.
O CEE acaba de completar 45 anos de existência. O órgão é responsável pelas normas para autorização de funcionamento e reconhecimento de cursos, criação de escolas estaduais e municipais, interpretação e aplicação da legislação, regulamentação dos diferentes graus e modalidades de ensino, normas sobre currículos, transferência de alunos, adaptação de estudos, regimento escolar, regularização de vida escolar, dentre outras normas. O Conselho é composto por 24 membros e dividido nas Câmaras do Ensino Fundamental, do Ensino Médio, do Ensino Superior e de Planos e Legislação.
Professor Stefano Gazzola atuou como membro da Câmara de Ensino Superior de 2004 a 2007. Na primeira nomeação, passou por uma sabatina na Assembléia Legislativa e foi aprovado. “O governador e os deputados estaduais confiaram a mim a importante missão de contribuir para o progresso da Educação em Minas. Mesmo querendo fazer muito mais para o setor no Estado, acredito que cumpri o meu papel e, por isso, tenho novamente a oportunidade de participar do CEE”, relata o conselheiro.
A partir deste ano, dos 24 membros do CEE, metade é de livre escolha do Governador e o restante também é escolhido por Aécio Neves a partir de listas tríplices elaboradas por entidades da sociedade civil ligadas à Educação. A Associação das Fundações Educacionais de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais (Afeesmig) é uma delas. A entidade é presidida pelo professor Stefano Gazzola desde 2007 e congrega mais de 30 fundações que mantêm institutos, faculdades, centros universitários e universidades e seus campi e pontos de presença em mais de 100 cidades em todas as regiões mineiras.
“Agradeço profundamente ao governador Aécio Neves por sempre acreditar em mim. Participar do CEE e da Afeesmig é uma honra para qualquer educador, e também uma grande responsabilidade. É preciso atuar com muita seriedade, compromisso e estar atualizado quanto à legislação federal e estadual, assim como conhecer profundamente a gestão educacional. Precisamos oportunizar crescimento e desenvolvimento à Minas Gerais e isso se faz com Educação”, enfatiza o conselheiro.
O Conselho Estadual de Educação ainda está em composição e os nomes de todos os 24 membros devem ser conhecidos em breve. Além de sua posição na Fepesmig, Unis e Afeesmig, professor Stefano Gazzola também representa Varginha e o Sul de Minas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...