Pular para o conteúdo principal

AÉCIO RECONDUZ REITOR DO UNIS AO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO


O governador Aécio Neves ratificou a permanência do professor Stefano Barra Gazzola, presidente da Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas (Fepesmig) e reitor do Centro Universitário do Sul de Minas (Unis), por mais quatro anos como membro do Conselho Estadual de Educação (CEE), órgão normativo do sistema de ensino mineiro. A recondução é para um seleto grupo de apenas 24 educadores, representantes dos diversos graus de ensino e do magistério oficial e particular, de notório saber e experiência em matéria de Educação.
O CEE acaba de completar 45 anos de existência. O órgão é responsável pelas normas para autorização de funcionamento e reconhecimento de cursos, criação de escolas estaduais e municipais, interpretação e aplicação da legislação, regulamentação dos diferentes graus e modalidades de ensino, normas sobre currículos, transferência de alunos, adaptação de estudos, regimento escolar, regularização de vida escolar, dentre outras normas. O Conselho é composto por 24 membros e dividido nas Câmaras do Ensino Fundamental, do Ensino Médio, do Ensino Superior e de Planos e Legislação.
Professor Stefano Gazzola atuou como membro da Câmara de Ensino Superior de 2004 a 2007. Na primeira nomeação, passou por uma sabatina na Assembléia Legislativa e foi aprovado. “O governador e os deputados estaduais confiaram a mim a importante missão de contribuir para o progresso da Educação em Minas. Mesmo querendo fazer muito mais para o setor no Estado, acredito que cumpri o meu papel e, por isso, tenho novamente a oportunidade de participar do CEE”, relata o conselheiro.
A partir deste ano, dos 24 membros do CEE, metade é de livre escolha do Governador e o restante também é escolhido por Aécio Neves a partir de listas tríplices elaboradas por entidades da sociedade civil ligadas à Educação. A Associação das Fundações Educacionais de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais (Afeesmig) é uma delas. A entidade é presidida pelo professor Stefano Gazzola desde 2007 e congrega mais de 30 fundações que mantêm institutos, faculdades, centros universitários e universidades e seus campi e pontos de presença em mais de 100 cidades em todas as regiões mineiras.
“Agradeço profundamente ao governador Aécio Neves por sempre acreditar em mim. Participar do CEE e da Afeesmig é uma honra para qualquer educador, e também uma grande responsabilidade. É preciso atuar com muita seriedade, compromisso e estar atualizado quanto à legislação federal e estadual, assim como conhecer profundamente a gestão educacional. Precisamos oportunizar crescimento e desenvolvimento à Minas Gerais e isso se faz com Educação”, enfatiza o conselheiro.
O Conselho Estadual de Educação ainda está em composição e os nomes de todos os 24 membros devem ser conhecidos em breve. Além de sua posição na Fepesmig, Unis e Afeesmig, professor Stefano Gazzola também representa Varginha e o Sul de Minas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

VLI AMPLIA PASSEIOS NATALINOS NOTURNOS NA MARIA FUMAÇA DE SÃO JOÃO DEL-REI E TIRADENTES

Papai Noel fará mais seis viagens nos três primeiros sábados de dezembro, no trem decorado e iluminado Devido à alta procura pelos passeios natalinos noturnos com Papai Noel a bordo da Maria Fumaça de São João del-Rei e Tiradentes, administrada pela VLI – controladora da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) –, as viagens com o Bom Velhinho agora também ocorrerão nos três primeiros sábados de dezembro: dias 6, 13 e 20. Os passeios dos dias 5, 12, 19 e 26 de dezembro seguem confirmados. As viagens, bem como o trem iluminado e decorado, têm encantado a população destes dois municípios, bem como os turistas do Campo das Vertentes, em Minas Gerais. As partidas da Estação de São João del-Rei, com destino a Tiradentes, são às 18h30. Já as viagens de Tiradentes, com destino a São João del-Rei, acontecem às 20h. Para conferir a agenda com os horários do trem turístico, basta clicar aqui . Os passageiros também poderão interagir com o Papai Noel na Estação de São João del-Rei, onde foi montado o cant...