Pular para o conteúdo principal

SEXTA REGIÃO DA PMMG PERMANECE COMO A MENOS VIOLENTA DO ESTADO

Em recente análise da Seção de Planejamento Operacional (P3) da 6ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais (6ª RPM), o Sul de Minas continua sendo a região menos violenta do Estado.
A 6ª RPM compreende 141 municípios do Sul de Minas e Campos das Vertentes, com uma população com mais dois milhões e quatrocentos mil habitantes. Em 2007, o índice de criminalidade violenta (ICV) registrado na região foi de 1,32, ou seja, pouco mais de uma pessoa, num universo de mil habitantes, foi vítima de algum tipo de crime violento na região.
Além da 6ª RPM, apenas a 13ª RPM sediada em Barbacena, e que possui uma área e população bem menor que o Sul de Minas, ficou com índice abaixo de 2 percentuais (1,58). Este índice é obtido multiplicando o número de crimes violentos por mil e dividindo pelo número de habitantes.
Índices de Criminalidade Violenta em Minas Gerais por Região PM
Entre as Unidades Operacionais da 6ª RPM, o melhor desempenho foi da 14ª Companhia Independente, sediada em São Lourenço, que registrou um ICV de 0,76.
Os resultados das demais Unidades foram o seguinte:

- 5ª Companhia Independente (Itajubá): 0,81;

- 29º Batalhão (Poços de Caldas): 1,10;

- 20º Batalhão (Pouso Alegre): 1,18;

- 8º Batalhão (Lavras): 1,19;

- 24º Batalhão (Varginha): 1,97.
A Polícia Militar de Minas Gerais conta com 52 Unidades Operacionais (Batalhões ou Companhias Independentes), e num ranking estadual 04 Unidades da 6ª RPM estão classificadas entre as menos violentas do Estado em 2007. São elas: 14ª Companhia Independente ( São Lourenço) em 52º lugar, 5ª Companhia Independente (Itajubá) em 51º lugar, 29º Batalhão (Poços de Caldas) em 50º lugar e o 20º Batalhão (Pouso Alegre)em 49º lugar.
De acordo com o comandante da 6ª RPM, coronel Márcio Martins Sant’Ana, o resultado é fruto do processo de capacitação contínuo de sua tropa, do planejamento estratégico que recebe acompanhamento constante, do investimento logístico do Estado na Corporação, e principalmente, do comprometimento profissional dos policiais militares sul mineiros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.