sábado, 8 de março de 2008

LANÇADO O LIVRO DO PROGRAMA DE INCENTIVO À INOVAÇÃO NA UFLA

O Programa de Incentivo à Inovação (PII) realizado pelo Sebrae-MG, Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), Universidade Federal de Lavras (Ufla) e Prefeitura de Lavras gerou vinte projetos de pesquisa que trazem novidades tecnológicas para o cultivo de café, milho, banana, alface, tratamento de efluentes e controle de pragas na agricultura. As novidades foram descritas no livro PII, que foi lançado na sexta-feira,dia 6 de março, no Salão de Convenções da Ufla.

Formaram a mesa da solenidade o secretário-adjunto de Estado de Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Evaldo Ferreira Vilela; o reitor da Ufla, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes; a prefeita de Lavras, Jussara Menicucci; Mateus Cota de Carvalho, diretor de operações do Sebrae; professora Édila Vilela de Resende Von Pinho, pró-reitora de Pesquisa e pelo professor Carlos José Pimenta, um dos autores do livro.

Em seu pronunciamento o secretário-adjunto Evaldo Vilela destacou o pioneirismo deste projeto, sobretudo pelo fato da Prefeitura de Lavras ter entrado como parceira do projeto. A prefeita Jussara Menicucci disse os projetos que compreendem o PII vem contribuir para o desenvolvimento de Lavras. " Vimos a importância desse trabalho para o desenvolvimento do município. Estamos plantando a semente para a implantação do Parque Tecnológico". A prefeita também ressaltou a importância do trabalho realizado pela Ufla. " O que seria de uma cidade como Lavras, se não tivesse uma universidade como a Ufla, abrigada em seu seio", disse.

A realização do PII propiciou a revitalização da incubadora de empresas da Ufla. Três empresas já estão em fase de pré-incubação. A tecnologia de sete projetos será transferida para fundos de investimento interessados em desenvolver os protótipos. Dois projetos com potencial empreendedor também deverão ser desenvolvidos na universidade.

Durante o evento o Sebrae-MG e a Ufla assinaram um novo convênio para continuidade do projeto em 2008. O Sebrae investirá R$ 50 mil para realização de novas pesquisas tecnológicas. A Sectes também assinou um novo contrato de cooperação.

Nenhum comentário: