Pular para o conteúdo principal

LANÇADO O LIVRO DO PROGRAMA DE INCENTIVO À INOVAÇÃO NA UFLA

O Programa de Incentivo à Inovação (PII) realizado pelo Sebrae-MG, Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), Universidade Federal de Lavras (Ufla) e Prefeitura de Lavras gerou vinte projetos de pesquisa que trazem novidades tecnológicas para o cultivo de café, milho, banana, alface, tratamento de efluentes e controle de pragas na agricultura. As novidades foram descritas no livro PII, que foi lançado na sexta-feira,dia 6 de março, no Salão de Convenções da Ufla.

Formaram a mesa da solenidade o secretário-adjunto de Estado de Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Evaldo Ferreira Vilela; o reitor da Ufla, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes; a prefeita de Lavras, Jussara Menicucci; Mateus Cota de Carvalho, diretor de operações do Sebrae; professora Édila Vilela de Resende Von Pinho, pró-reitora de Pesquisa e pelo professor Carlos José Pimenta, um dos autores do livro.

Em seu pronunciamento o secretário-adjunto Evaldo Vilela destacou o pioneirismo deste projeto, sobretudo pelo fato da Prefeitura de Lavras ter entrado como parceira do projeto. A prefeita Jussara Menicucci disse os projetos que compreendem o PII vem contribuir para o desenvolvimento de Lavras. " Vimos a importância desse trabalho para o desenvolvimento do município. Estamos plantando a semente para a implantação do Parque Tecnológico". A prefeita também ressaltou a importância do trabalho realizado pela Ufla. " O que seria de uma cidade como Lavras, se não tivesse uma universidade como a Ufla, abrigada em seu seio", disse.

A realização do PII propiciou a revitalização da incubadora de empresas da Ufla. Três empresas já estão em fase de pré-incubação. A tecnologia de sete projetos será transferida para fundos de investimento interessados em desenvolver os protótipos. Dois projetos com potencial empreendedor também deverão ser desenvolvidos na universidade.

Durante o evento o Sebrae-MG e a Ufla assinaram um novo convênio para continuidade do projeto em 2008. O Sebrae investirá R$ 50 mil para realização de novas pesquisas tecnológicas. A Sectes também assinou um novo contrato de cooperação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LAVRENSE INTEGRA LISTA FORBES "MULHERES DA GERAÇÃO Z QUE ESTÃO MUDANDO O AGRO"

Reconhecimento: Em 2025, foi destaque na lista Forbes Agro "Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro", que reconhece talentos jovens e promissores no agronegócio brasileiro Todo 15 de outubro, uma lista de mulheres é destacada pela Forbes nesse dia, como forma de homenagear o espaço conquistado de representação do universo feminino em movimento. Sim, porque elas arrastam outras mulheres. Em 2022, foi a vez da Lista Forbes “50 Grupos de Mulheres do Agro Brasil”; em 2023 veio a Lista Forbes “As 100 Mulheres Doutoras do Agro”, e no ano passado a Lista Forbes “As 50 Mulheres que Levam o Agro do Brasil para o Mundo”. Neste ano de 2025, a Lista Forbes “Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro”, também conhecidas como “ Gen Z ” ou “ Zoomers ”, mostra os talentos femininos nascidos no início dos anos 1990 – com uma linha de corte até os anos 2010/2012 – ou seja mulheres na faixa dos 30 anos. E uma lavrense figura, com merecimento, nesta seleta lista: Nathalia Campos Vilel...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...

ANTT EM PERDÕES

O prefeito Teco, o vice Totonho, o presidente da Câmara Jhonny e os vereadores Luizinho e Wagão, receberam ontem os técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), Allan Milagres e Carlos Alvisi para discutir "in loco" às modificações nos acessos em áreas prioritárias de Perdões.