quarta-feira, 2 de abril de 2008

POLÍCIA LIBERTA TRABALHADORES EM REGIME DE ESCRAVIDÃO NO SUL DE MINAS

O fazendeiro Sebastião Gonçalves Mendes, de 63 anos, dono da Fazenda das Garças na BR 381, altura do km 814 em Careaçu, foi preso pela Polícia Militar, ontem, por volta das 13 horas e autuado em flagrante pelo delegado da cidade. O fazendeiro é acusado de manter dois irmãos de 70 e 75 anos, trabalhando há quatro anos das 05 horas até o escurecer, pagando um salário mensal de R$ 70,00 por mês e eles são obrigados a assinarem recibos referentes ao pagamento do salário mínimo e ainda desconta a alimentação.

Apesar de serem registrados, os dois homens estavam vivendo em um cômodo de madeira com seis metros quadrados, sem banheiro e sem janela. Segundo as vítimas, tem vontade de ir embora, mas são ameaçadas pelo fazendeiro.

Uma assistente social da Prefeitura de Careaçu esteve no local juntamente com a polícia, constatou e fotografou as condições precárias e desumanas em que os trabalhadores eram mantidos. Os dois idosos foram encaminhados ao hospital da cidade, onde foram examinados por um médico. Ao ser preso o fazendeiro disse ter buscado os dois homens em Pouso Alegre para trabalhar em sua fazenda há quatro anos e que não deixava faltar alimentação. Ele disse ainda, que descontava R$ 2,00 por dia de alimentação e que não entrava no local onde eles viviam.

Nenhum comentário: