segunda-feira, 30 de junho de 2008

POPULAÇÃO DAS VERTENTES SOFRE COM A FALTA DE MÉDICOS

O fantasma da falta de assistência médica já começa a assustar a população do Campo das Vertentes. As cidades de Conceição da Barra de Minas, Dores de Campos, Lagoa Dourada, Nazareno, Prados, Ritápolis, Santa Cruz de Minas, São João del Rei, São Tiago e Tiradentes enfrentam problemas na rede pública de saúde.


O município de Santa Cruz de Minas está contando apenas com o atendimento de um clínico geral. Em Ritápolis, o problema é a falta de profissionais para o Programa Saúde da Família (PSF). De acordo com os secretários de saúde destes municípios, a exigência do cumprimento de jornadas de quatro horas diárias está desestimulando os médicos a continuarem atendendo a rede pública.


Muitos pediram demissão depois que essas prefeituras assinaram o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), com o Ministério Público. No próximo dia 3 de julho, o Sindicato dos Médicos de Minas Gerais vai fazer uma assembléia às 20h, na Associação Médica de São João del Rei, com os profissionais de toda a região para definir a pauta de reivindicações que deverá ser apresentada ao poder público em diversos municípios.
Ainda segundo o presidente do sindicato, Cristiano Gonzaga da Matta Machado, a categoria deverá reivindicar três pontos principais: aumento de salário, a flexibilização da jornada e a necessidade de criação de um plano de cargos e salários específico para a classe médica.

Nenhum comentário: