sexta-feira, 11 de julho de 2008

EX-MINISTRO ALLYSON PAULINELLI PROTAGONIZA 'MEMÓRIA E PODER'


Mineiro de Bambuí, nascido em 1936, Alysson Paulinelli tornou-se agrônomo em 1959 pela Escola Superior de Agronomia de Lavras (Esal), que depois tornou-se universidade federal. Em 1971, assumiu a Secretaria de Agricultura de Minas, a convite do governador Rondon Pacheco, e criou incentivos e inovações tecnológicas que tornaram Minas o maior produtor de café do Brasil.

Em 1974, aceitou convite do presidente Ernesto Geisel para tornar-se ministro da Agricultura, e tratou de modernizar a Embrapa e promover a ocupação econômica do cerrado brasileiro. Paulinelli implantou um ousado programa de bolsas de estudos para estudantes brasileiros nos maiores centros de pesquisa em agricultura do mundo. Cuidou também da reestruturação do crédito agrícola e do reequacionamento da ocupação do bioma amazônico.

Após deixar o Ministério, ainda exerceu cargos de destaque na vida pública brasileira, como deputado constituinte, como presidente do Banco do Estado de Minas Gerais, e novamente como Secretário da Agricultura no segundo governo Hélio Garcia. No final de 2006, quando foi gravado este depoimento inédito para a TV Assembléia, foi agraciado em Des Moines, nos Estados Unidos, com o World Food Prize, prêmio que seria como um Nobel da Alimentação.

Nenhum comentário: