quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

VARGINHA DEVE TER MAIS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL

Alunos de quatro escolas em Varginha já contam com atividades em período integral (manhã e tarde) e o projeto deve aderir novos alunos este ano. De acordo com Cordélia Magalhães Coutinho, Técnica da Equipe Pedagógica, 60 escolas subordinadas à Superintêndencia Regional de Ensino em Varginha oferecem atividades em tempo integral. O projeto Escola de Tempo Integral tem como objetivo elevar a qualidade do ensino, ampliar a área de conhecimento do aluno, reduzir a possibilidade de reprovação e promover o atendimento do aluno com dificuldade de aprendizagem, visando a ampliação do universo de experiências artísticas, culturais e esportivas.


Em Varginha cerca de 150 alunos da rede estadual passam o dia todo na escola. As escolas estaduais, Coronel Gabriel Penha de Paiva, Professor Fábio Sales, Irmão Mário Esdras e Doutor Wladimir de Rezende Pinto recebem os alunos em período integral. "Alguns alunos já obtiveram ótimo desempenho com o programa", ressalta a pedagoga. O diferencial do projeto é a matriz curricular que envolve a literatura, matemática, arte, cultura e formação social. O projeto hoje atende a 110 mil alunos mineiros de 1.790 escolas em 550 municípios. A meta para 2009 é ampliar este número para 130 mil alunos. Até 2011, pretende-se atender a 205 mil alunos. Em 2009, deverão ser investidos R$ 39 milhões, superando os R$ 31,3 milhões de 2008.
Além disso, o projeto tem como meta para 2009 a capacitação de mais três mil professores de educação física e professores e alfabetizadores. Também serão encaminhados recursos para a aquisição de kits esportivos para 1.200 escolas de todo o estado.

Nenhum comentário: