Pular para o conteúdo principal

CONSUMIDORES PEDEM DISCIPLINA NO CORTE DE ÁGUA E LUZ

O fim de semana na casa da dona Maria da Conceição, 43, em Varginha, no Sul de Minas, foi passado sob a luz de velas. Aposentada, viúva e mãe de dois filhos, Maria da Conceição reside em uma casa humilde no bairro Barcelona, uma das regiões mais carentes da cidade. Passando por dificuldades financeiras, dona Maria mostra as sete contas de luz atrasadas. Ela explica que com a ajuda de um irmão conseguiu dinheiro para quitar cinco débitos com a companhia de energia elétrica. Como a não pode pagar até o fim do expediente das lotéricas, teve que deixar a conta para o sábado.


Às 16h45, dona Maria da Conceição teve uma surpresa. Uma equipe da companhia foi até a residência da aposentada e cortou a energia elétrica. A família passou o fim de semana às escuras. Este fato poderia ter sido evitado se existisse uma lei municipal proibindo o corte de água e luz as sextas-feiras, sábados, domingos e vésperas de feriados. Esta é a reivindicação da população. Para a vendedora Luciana Oliveira, muitas vezes o corte é realizado no final do expediente das companhias de eletricidade e água. "Graças a Deus nunca aconteceu isso comigo, mas minha irmã teve a água cortada em uma sexta-feira e passou o fim de semana sem o serviço", afirma. Ela ressalta que a situação que leva ao corte do serviço se deve a inadimplência, mas acha que deveria existir uma regulamentação para existir abusos e constrangimentos. "Muitas vezes as pessoas não possuem condições de quitar o debito no ato e acabam ficando sem água e luz. Poderia pelo menos evitar o corte nos fins de semana e feriados, o que causa muitos transtornos ao consumidor", disse.

No Estado de São Paulo já existe Lei Estadual, votada na Assembleia Legislativa (Alesp), que proibi o corte de água e luz as sextas-feiras, sábados, domingos e vésperas de feriados. A vereadora Soninha Francine (PPS), apresentou projeto de lei que disciplina o corte de água e luz na cidade de São Paulo. A vereadora ressalta que o projeto tem grande apelo popular e beneficia milhões de consumidores na cidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...