Pular para o conteúdo principal

TRÊS PONTAS PLEITEIA UNIDADE DO CORPO DE BOMBEIROS

Um desejo que tomou corpo em 2006, agora retorna mais forte. Três Pontas a partir desta semana almeja de forma intensa a instalação de uma unidade do Corpo de Bombeiros para atender não só nosso município, mas também cidades circunvizinhas, como Santana da Vargem, Coqueiral e outras. Depois de quase dez incêndios em residências em menos de um ano, inclusive um deles registrado na semana passada no bairro Ouro Verde, os vereadores decidiram procurar todos os meios possíveis para que sonho de possuir uma brigada de bombeiros aqui possa se tornar realidade em um curto espaço de tempo. A decisão ficou reforçada esta semana, depois que um empresário ficou ferido ao tentar evitar que o fogo se espalhasse por sua casa, localizada na rua Capitão Garcia, no bairro Ouro Verde. Com espaço aberto após a sessão da Câmara na segunda, ele contou com detalhes tudo o que ocorreu naquela madrugada. Em explicação aos vereadores, o empresário, acompanhado por vizinhos que o ajudaram naqueles momentos de aflição, informou que tudo foi muito rápido. Ele chegou de viagem à São Paulo no início da madrugada do dia 15, em seu carro e o colocou na garagem, onde já havia outro veículo guardado. Pouco tempo depois, por volta de 5 horas da manhã, ouviu o barulho e percebeu a fumaça na entrada da casa e saiu para ver o que acontecia.


Para sua surpresa, o fogo estava alto e atingindo em cheio o teto, o piso e a paredes da garagem, espalhando rapidamente sobre os dois carros. Com os veículos em chamas, não foi possível removê-los. No meio daquele pânico, os vizinhos foram anjos da guarda, porque se solidarizaram ao ouvir a movimentação e o desespero do empresário e sua família. Com muita dificuldade e com a ajuda dos vizinhos, o fogo só foi controlado em cerca de 40 minutos. Porém, antes disso, muitos baldes de água, extintores e outras ações não conseguiam reduzir as chamas, o que trouxe mais desespero a todos. Um extintor maior, trazido por um amigo foi a salvação para todos. Mesmo ferido na cabeça por causa das telhas que caiam, ele conta que conseguiu salvar uma motocicleta que também estava na garagem. Tudo com a ajuda indispensável dos vizinhos. Segundo o empresário, a Polícia Militar esteve no local, mas o caminhão-pipa da Prefeitura, só chegou quase uma hora depois do chamado. Já o Corpo de Bombeiros de Varginha foi acionado, mas chegou quando a situação estava controlada e veio especificamente para acionar a Perícia Técnica, uma vez que chegou uma hora e meia após o início do fogo.


De imediato, o presidente da Câmara, José Henrique Portugal determinou à secretaria do Legislativo para que tomasse todas as providências afim de que as autoridades competentes fossem comunicadas do interesse de Três Pontas em sediar uma unidade dos bombeiros. Como primeiro passo, a presidência pediu que fosse oficiado o secretário municipal de Defesa Social, Neiber Cairon Lima para que em regime de urgência, solicite através de sua pasta, informações a respeito dos estudos na implantação do Corpo de Bombeiros no município. Todos os vereadores se manifestaram favoráveis à vinda deste tipo de serviço para o município, sob a alegação que os bombeiros são indispensáveis na prestação de serviços à comunidade em vários momentos, principalmente em vistorias, socorros aos acidentados e outras ocorrências semelhantes, e não só nos casos de incêndios.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.