
"Um povo sem memória é uma árvore sem raízes, e uma árvore sem raízes não cresce e não produz frutos." Foi com a frase de Bonifácio Andrada que o deputado estadual Lafayette Andrada (PSDB) traduziu a relevância do Carnevale, evento realizado entre os dias 04 e 07 de setembro, em Pequeri. “A primeira edição dessa festa aconteceu há 22 anos, como tradição familiar. Em nosso governo, decidimos resgatar o festejo e, consequentemente, reavivar as origens italianas na cidade, uma vez que o município é um dos principais centros de imigração do país em Minas, tendo recebido cerca de 650 famílias para trabalhar em lavoura e no comércio”, conta o prefeito, Raul Salles.
De acordo com ele, a presença de políticos de renome no cenário político nacional, como do presidente Itamar Franco e de Lafayette Andrada, na cidade foi um dos principais motivos de comemoração. “O discurso do deputado foi um dos mais comentados pela população. Especialmente porque ele mostrou que é uma pessoa que se preocupa com a história, que é sensível às questões ligadas à valorização da cultura”, revelou o prefeito.
Para o deputado Lafayette Andrada, a iniciativa do prefeito Raul Salles, através do projeto Carnevale, de resgate da cultura e origens italianas, foi extremamente válida, não só pela preservação da memória de um povo, como pela atração de turistas para a região e o aumento do movimento, principalmente, no comércio local. Entusiasmado com a folia e o acolhimento da bucólica Pequeri, o deputado Lafayette Andrada foi enfático ao ressaltar a importância do turismo de eventos para o crescimento da Zona da Mata. "Este tipo de evento dá divulgação do potencial turístico e as características de cada cidade, mostrando que os municípios do interior têm muito mais a oferecer do que imaginam as pessoas em geral".
Comentários