Pular para o conteúdo principal

POUSO ALEGRE TEVE CAMPO DE CONCENTRAÇÃO NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

Tripulantes de navio alemão ficaram enclausurados em Pouso Alegre, no Sul do estado, segundo historiadora


O mundo lembra hoje, com a memória do horror e o sentimento de espanto, os 70 anos do início da Segunda Guerra Mundial, quando Adolf Hitler (1889-1945) invadiu a Polônia e deu início a uma das mais sangrentas páginas da história. Passado tanto tempo, no entanto, novos fatos vêm à tona, por meio das pesquisas de historiadores, provando que o Brasil, além de enviar mais de 25 mil pracinhas para o front, teve participação surpreendente nesse conflito que durou seis anos. Um deles, mostra que o país, de 1942 a 1945, teve 10 campos de concentração, inclusive um em Pouso Alegre, no Sul de Minas, a 384 quilômetros de Belo Horizonte. A estimativa é de que cerca de 2 mil pessoas, entre alemães, italianos e japoneses, ficaram confinados nesses campos distribuídos por sete estados. Segundo a professora Priscila Ferreira Perazzo, o campo de Pouso Alegre teve uma particularidade, já que foi o único a receber militares, e não civis a exemplo dos demais.


“Eram 62 tripulantes de um navio alemão, entre militar e mercante, que foi afundado pela esquadra norte-americana no Oceano Atlântico, na costa nordestina. Aprisionados, eles entraram no Brasil via Recife (PE), seguiram para o Rio de Janeiro e depois foram conduzidos a um quartel em Pouso Alegre. Priscila é professora da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (SP), é doutora em história pela Universidade de São Paulo (USP). Ela acaba de lançar o livro Prisioneiros da guerra – os “súditos do eixo” nos campos de concentração brasileiros (1942-1945). Durante mais de dois anos, os prisioneiros ficaram no quartel de Pouso Alegre, que ainda funciona como unidade do Exército, e foi organizado, na época, para receber os alemães. Ao fim da guerra, o grupo foi entregue ao governo dos Estados Unidos para ser, então, trocado, ao que tudo indica, por prisioneiros aliados que se encontravam em poder dos nazistas. Os demais campos de concentração brasileiros ficavam em Tomé-Açu (PA); Paulista (PE); Ilha Grande e Ilha das Flores (RJ); Guaratinguetá e Pindamonhangaba (SP); Trindade e Hospital Oscar Schneider (SC); e Presídio Daltro Filho (RS). (Estado de Minas)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...