Pular para o conteúdo principal

CHUVAS PODEM DERRUBAR CASARÃO SECULAR EM BARBACENA

O fim do ano chega e com ele as fortes chuvas. O Solar dos Canedos, na praça Pedro Teixeira, , em Barbacena, na Zona da Mata, está em ruínas e preocupa a quem passa à sua frente. A construção de 1890 pede socorro e pode não resistir a mais um período chuvoso. A Fundação Cultural de Barbacena (Fundac) se defende afirmando que o prédio é de total responsabilidade da família e o município não pode intervir. Muitas janelas já não possuem vidros, pedaços da construção caindo, e algo mais sério pode acontecer a qualquer momento. Ambulantes têm usado a frente do casarão para apoiar seus produtos. Faz muito tempo que o poder público deveria ter tomado uma providência para resolver satisfatoriamente a situação do Casarão da família Canedo, na Praça Pedro Teixeira, região central da cidade.

Trata-se de um marco da arquitetura no passado, envolvendo a história do município e que vem sofrendo a ação do tempo. Os anos vão se passando e o imóvel parece mesmo esperar pela ação do tempo para, enfim, desabar. A esta altura de tanto descaso, a torcida fica para que não machuquem pessoas quando for ao chão. Ainda que algumas pessoas demonstrem não se preocupar com o fim trágico do Solar dos Canedos, há várias outras saídas que poderiam ser tentadas pelos responsáveis pelo patrimônio artístico e cultural da cidade. Mas para isso seria preciso tato, perseverança e muita boa vontade.


A primeira opção para solução do impasse seria negociar com a família proprietária e oferecer um aluguel pelo imóvel. Os valores gastos na reforma seriam descontados do aluguel. Ainda que tenha havido alguma negociação em outros tempos, nunca foi divulgada na imprensa da cidade esta tentativa. Uma outra opção seria notificar a família sobre o estado precário do imóvel e a possibilidade de ruir, causando acidentes. Tem-se ainda o IPTU progressivo, aumentando seu valor a partir do momento em que o proprietário não lhe dá destino algum e não toma atitudes de conservação. Por fim, a Prefeitura de Barbacena, por intermédio de seu departamento jurídico, poderia desapropriar o imóvel, mas este seria o último remédio, porém, certamente o mais eficaz. Certeza mesmo, só uma: não se pode ficar inerte diante desta situação, lembrando que a época das chuvas se aproxima novamente.
Barbacena Online

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...