O prefeito Evandro Paiva Carrara (PMDB), fez a abertura da etapa do Circuito Mineiro de Cafeicultura que reuniu 300 cafeicultores de Santo Antônio do Amparo e região, no Parque de Exposição José Gonçalves Lage. O prefeito ressaltou que “a qualidade do café é a solução para a agricultura.” O evento promovido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (EMATER-MG), Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Universidade Federal de Lavras (UFLA), Pólo de Excelência do Café com o apoio da Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Amparo, contou com várias autoridades como o Vice-Prefeito Carlos Henrique Avelar- Caíque, Carlos Henrique Siqueira, palestrante e pesquisador da EMPRAPA/PROCAFÉ e Rubens José Guimarães, palestrante da Universidade Federal de Lavras.
O Circuito vem acontecendo nos municípios do Sul de Minas, em 26 etapas com o objetivo de divulgar o sistema de rastreabilidade e certificação do café e estratégias para reduzir o custo da produção. Várias palestras foram apresentadas com a finalidade de buscar novas técnicas, aumentar a produtividade e qualidade para os cafeicultores. O coordenador do Circuito Mineiro de Café, Marco Antônio Canestri, ressaltou a importância do café para o Sul de Minas “Nossa economia é a indústria verde, que é responsável por gerar empregos e exportações.”
Disse ainda que os cafeicultores são os heróis das resistências das idas e vindas. Magno Reis, da Associação dos Agricultores Familiares de Santo Antônio do Amparo, apresentou o projeto que já funciona desde o ano de 2007. Onde várias ações são realizadas em parceria a Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Amparo que doou o terreno para a construção da sede dos associados, apoio para instalação e captação de energia através do projeto “Luz para todos” e também os cafeicultores podem fazer análise do solo e foliar para o manejo correto do café, gratuitamente devido a parceria firmada entre a Prefeitura Municipal e o Laboratório de Análise Química de Solo e Folha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário