Pular para o conteúdo principal

JAPONESES ESCOLHEM JF PARA TREINAR FUTEBOL

Sonho de se tornar jogador profissional quebrou barreiras geográficas e trouxe garotos bons de bola do Japão para treinarem em Juiz de Fora

Nenhuma semelhança na pronúncia. "Sakaa" para eles e "futebol" para nós. No entanto, a distância é restrita apenas às palavras, pois Brasil e o Japão mantêm uma fina relação e proximidade pelo esporte. Nada de barreiras culturais ou geográficas, dois garotos da terra do sol nascente escolheram o Sport Club Juiz de Fora, na Zona da Mata, para treinarem e aprenderem novas técnicas do esporte tupiniquim mais conhecido internacionalmente: o futebol. E para quem pensa que os nipônicos não entendem nada de bola, Ryoya Yoshida, de 13 anos, e Kosei Iwao, de 12, comprovam que a paixão é universal (confira o vídeo). Os jovens estão no país há cerca de um mês e a estadia só confirma o sonho em comum de serem jogadores profissionais.

Também forte paixão no oriente, os garotos contam que escolheram o Brasil pela fama de bons jogadores e histórico no esporte. Sua cidade natal é Tosu, no estado de Saga, localizado na ilha de Kyushu. A tradutora Paolla Bertolozi conta que, neste período, poucas palavras foram aprendidas pelos garotos e que o que mais lhes interessa é mesmo o futebol. "Eles contam que o sonho é se tornarem jogadores profissionais no Japão. Ryoya pensa muito na carreira e, como alternativa, também gostaria de trabalhar diretamente com o esporte." E como ainda são jovens, o apoio dos pais é fundamental. Para Ryoya, a atenção dos pais é maior quanto ao risco, a incerteza e a dificuldade da profissão. Para Kosei, o apoio é incondicional.

Segundo Paolla, eles ouvem muito do futebol brasileiro no Japão. Dentre os inúmeros ídolos estão Kaká, para Ryoya, que torce pelo São Paulo e Corinthians, e Luis Fabiano, para Kosei, que diz torcer para o alvinegro paulistano e também para o Vasco. Os garotos treinam o esporte no Japão em uma escolinha especializada e já se podem considerar experientes, já que, há sete anos a rotina faz parte de suas vidas. Entre as principais diferenças no trato do esporte, os jovens apontam que aqui, as bolas para cabecear e os dribles são mais reforçados do que lá. Kosei é atacante e está atuando no time mirim do Sport Club, já Ryoya é meio de campo e defende a equipe infantil.
por Pablo Cordeiro, do Acessa.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.