Foi lançado oficialmente o projeto Conviver, em São João del-Rei, nas Vertentes. O programa é desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). De acordo com os integrantes do Conviver, está previsto a troca de 366 geladeiras, 262 chuveiros e 20.940 lâmpadas incandescentes por fluorescentes que irão beneficiar 4.188 famílias são-joanenses. Na solenidade, também foram assinados ordens de início de entrega de equipamentos para 33 entidades da região com a troca de geladeiras, lâmpadas e outros produtos que serão substituídos por equipamentos que consomem menos energia elétrica. “O projeto faz parte do programa de Eficiência Energética que a Cemig está desenvolvendo em todo Estado. Hoje, estamos na fase de entrega dos equipamentos para entidades. Esse tipo de programa traz vários pontos positivos e o maior deles é a sustentabilidade ambiental. Agora a decisão de aplicar esses projetos no âmbito social foi do Governo de Minas Gerais”, afirmou o coordenado do programa no Estado, Higino Zacarias da Silva.
A presidente da APAE de Tiradentes, Vitória Gomes, disse que esses novos equipamentos irão proporcionar uma economia para a instituição. Opinião compartilhada por Luiz Faccion, provedor do Albergue Santo Antônio. “Esse apoio que teremos com este programa nos fará economizar recursos que serão investidos em outros segmentos da instituição”, comemorou. No dia 30 de abril, a equipe do projeto Conviver realizou uma palestra no Bairro Senhor dos Montes para explicar como irá funcionar e quem pode participar do programa. De acordo com a palestrante Júlia Vasconcelos, cerca de 40 agentes comunitários Conviver irão visitar as residências do bairro. “A visita é para preencher uma ficha cadastral e a partir desses dados definir com o que a família será contemplada no projeto”.
No Conviver o coordenador estadual, Higino Zacarias da Silva, lembrou que a expectativa é que cada consumidor reduza, em média, R$20 da sua conta. “Além disso, o projeto contratou 40 agentes. O que representa um incremento na economia local”, afirmou. O coordenador regional, José Antônio do Nascimento, lembra que o uso correto da energia pode representar uma redução de até 40% na conta de luz. “O projeto Conviver começou em Belo Horizonte, em 2007, e está expandido para o interior. Até hoje, em torno de 60 cidades de Minas Gerais integram o Conviver”, destacou. Nascimento lembrou ainda que, além do cadastro dos moradores, os agentes também vão fazer com que esses consumidores tenham acesso a informações importantes como o direito à tarifa social (valor reduzido) e isenção de ICMS e como reduzir o custo da conta de luz. Além disso, para incentivar o uso correto da energia elétrica, a Cemig vai recolher lâmpadas antigas e substituir por outras novas, que consomem menos energia. Nesta etapa, serão contemplados, em São João del-Rei, alguns bairros como Senhor dos Montes, Alto das Mercês, Araçá, Águas Férreas, Águas Gerais entre outros. Outras informações pelo telefone (0**32) 3371-3003.
da Gazeta de São João Del Rei
Nenhum comentário:
Postar um comentário