Pular para o conteúdo principal

OLÍMPIADAS DE RÔBOS NA UFJF

Trinta alunos das escolas Municipal José Calil Ahouagi, no Nova Califórnia, e Estadual São Vicente de Paula, no Borboleta, irão participar da sétima edição das Olimpíadas de Robôs da 33ª Semana da Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Os estudantes, do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, montarão robôs de blocos de plástico e disputarão a modalidade Sumô de Robôs Automáticos, em que cada competidor terá que derrubar o adversário de um ringue.

Os robôs são totalmente construídos pelos alunos. Além da construção, eles também são os responsáveis pela programação do software responsável pela movimentação dos robôs. Há dois meses, por duas vezes por semana, alunos dos cursos de Exatas da UFJF visitam as escolas e dão aulas para os alunos sobre o tema. Serão sete grupos, em que cada um terá seu projeto robótico próprio. A única restrição para esses robôs é o tamanho: não podem ultrapassar a medida de 20 cm².

Para o aluno do nono período de Engenharia Elétrica, Heverton Souza, a competição vai além da diversão, podendo despertar o interesse dos jovens em relação ao assunto. "A ideia é despertar o interesse numa área em que o Brasil precisa de profissionais. Assim, podemos buscar os alunos", pontua. Além do novo aprendizado, Souza também levanta a importância do trabalho em grupo e a interação com os colegas de classe.

Semana de Engenharia
A Semana de Engenharia ocorre entre os dias 4 e 8 de outubro. Os participantes poderão conferir, além de palestras e mini-cursos, uma partida de futebol entre robôs, com direito a uma câmera especial, onde o juiz será o próprio computador. A construção de pontes com papel será um dos destaques do evento.
por Pablo Cordeiro, do Acessa.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

ANTT EM PERDÕES

O prefeito Teco, o vice Totonho, o presidente da Câmara Jhonny e os vereadores Luizinho e Wagão, receberam ontem os técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), Allan Milagres e Carlos Alvisi para discutir "in loco" às modificações nos acessos em áreas prioritárias de Perdões.

O CASO FUNDECC

Comparando as falas do Reitor com o Relatório elaborado pelo Adriano Higino O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) disse em uma reunião do Conselho Universitário (CUNI) que a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) estava com graves problemas financeiros e que havia indícios de desvio de recursos públicos nos projetos geridos pela fundação. Quem assistiu a fala do Reitor no Conselho Universitário entendeu que a FUNDECC estava com os dias contados e que, em breve, vários professores da universidade teriam que explicar esses indícios de irregularidades para as autoridades. Pois bem, ao que parece, o Reitor, por algum motivo, desistiu de apurar as “supostas irregularidades” na FUNDECC, ou, pelo menos, de compartilhar essa apuração com o CUNI, que é o órgão deliberativo máximo da instituição. Também, ao que parece, o Reitor transmitiu informações incorretas ao explicar a situação financeira da FUNDECC. Pelo menos é isso que consta no relatório escrito pel...