segunda-feira, 1 de novembro de 2010

MINEIRO LEVA SEU TIME A FINAL INÉDITA

O Seongnam Ilhwa Chunma, da Coreia do Sul, e o Zob Ahan, do Irã, protagonizarão mais uma final entre Leste e Oeste asiático na Liga dos Campeões da Ásia. Ambas as equipes conquistaram vitórias pelo placar mínimo sobre a dupla Al Shabab e Al Hilal, da Arábia Saudita. O brasileiro Igor Castro, natural de Muriaé, na Zona da Mata, foi o único a balançar a rede no Estádio Internacional Rei Fahd, assegurando assim a passagem do Zob Ahan para Tóquio com um 2 a 0 na soma dos placares sobre o franco favorito Al Hilal, equipe da casa. Por sua vez, o Zob Ahan seguiu os passos do Sepahan, único clube iraniano a ter chegado a essa final anteriormente. Os dois times se enfrentarão na capital japonesa no próximo dia 13 de novembro, em busca da taça e do direito de representar a Ásia na Copa do Mundo de Clubes da FIFA —torneio que será disputado em dezembro, nos Emirados Árabes Unidos.

Semifinal da Liga dos Campeões da Ásia, resultados dos jogos de volta
20 de outubro
Al Hilal (KSA) 0×1 Zob Ahan (IRN)
Seongnam Ilhwa Chunma (KOR) 1×0 Al Shabab (KSA)

A surpresa
Al Hilal (KSA) 0×1 Zob Ahan (IRN)
Gol: Igor Castro (55)

Fazendo apenas a sua segunda participação em torneios continentais, o Zob Ahan era sem dúvida a zebra na partida de volta da semifinal contra o bicampeão asiático Al Hilal. O clube iraniano havia superado equipes como o Bunyodkor e o Pohang Steelers nas fases anteriores e mais uma vez mostrou que se dá bem contra clubes grandes. Desesperado para reverter a derrota por 1 a 0 da ida, no Irã, o Al Hilal foi para cima desde o começo, mas um sólido conjunto do Zob Ahan fez de tudo para segurar o time da casa na sua metade do campo.

Com o placar ainda no zero, o Al Hilal foi ficando cada vez mais afoito e mandou todos os seus homens para o ataque. Isso criou espaços na defesa e os contra-ataques dos iranianos deram resultado. Aos dez minutos do segundo tempo, Igor Castro calou a torcida local, aproveitando um erro defensivo de Osama Hawsawi e selando a vitória. O zagueiro do Al Hilal cortou mal um cruzamento de Mohammad Reza Khalatbari, e o brasileiro — que teve passagens por Brasiliense, Avaí e Coritiba — foi oportunista, pegando a sobra, dominando a bola e chutando rasteiro de virada, da entrada da área. A situação do time saudita piorou com a expulsão de Lee Young-Pyo, que deu um chute em Khalatbari quando ainda faltavam 20 minutos para o fim do jogo. Assim, bastou ao Zob Ahan se defender com todas as forças para conquistar outra grande vitória.

O craque
Igor Castro pode até ter feito o gol da classificação, mas deve o lance à insistência de Mohammad Reza Khalatbari, principal homem de criação no meio de campo do Zob Ahan durante todo o jogo. O meia-atacante já havia levado perigo à meta do Al Hilal com um chute potente logo após o intervalo e, então, encontrou espaço para o cruzamento que acabou resultando no chute decisivo.
com Informações de Ilton Prado/Fifa.com para o PortalClick

Nenhum comentário: