Pular para o conteúdo principal

MINEIRO PARA LÍDER DA OPOSIÇÃO NA CÂMARA

Paulo segue trajetória para liderar no Congresso
A disputa entre tucanos mineiros e paulista está acirrada. O PSDB de Minas continua sustentando a tese de que é preciso refundar o partido, ideia rechaçada pelos sociais democratas paulistas. A briga tende a ser boa. Enquanto a bancada dos tucanos paulistas na Câmara dos Deputados diminuiu, o do PSDB mineiro cresceu. Saiu de cinco para oito deputados, podendo chegar a nove caso o governador Antonio Anastasia convide dois deputados do blocão (PSDB, DEM, PPS, PR, PP) para secretarias de seu governo, o que abriria vaga para o suplente Bonifácio Andrada. Os paulistas tinham 16 cadeiras e a partir de 2011 terão 13.

Os mineiros agora já planejam lançar candidato para liderança da oposição ou da minoria na Câmara. O nome do deputado Paulo Abi-Ackel, vice-presidente do PSDB de Minas, já é cogitado. Um jantar da bancada tucana federal na última terça-feira, na casa do presidente do PSDB de Minas, deputado Nárcio Rodrigues, selou a união da legenda no Estado em torno da proposta de nacionalizar o partido, o que na prática significa começar a ‘despaulistização’ do PSDB, já de olho nas eleições presidenciais em 2014.

O principais assuntos da reunião foram mantidos em segredo, mas informações de bastidores asseguram que os deputados fecharam acordo em torno do nome do Abi-Ackel. No entendimento dos deputados, ele poderia exercer tanto a liderança da oposição na Câmara, espaço tradicionalmente controlado pelos paulistas, quanto o comando da minoria. O primeiro cargo daria mais visibilidade para os mineiros na mídia e o segundo promoveria a aproximação dos mineiros com os tucanos e oposicionistas de outros Estados.

Abi-Ackel é bem aceito não apenas por lideranças de Minas, mas também goza de grande prestígio entre deputados de outros Estados. As costuras apenas começaram a ser feitas. O nome do deputado ainda será apresentado para o senador eleito, Aécio Neves, que dará a palavra final e ajudará a montar o jogo de xadrez que se desenha. "É preciso ver ainda se o Aécio acha que já é a hora de apresentarmos um nome. Ver quais são as intenções dele para montarmos as estratégias para 2014", afirma um dos deputados que participaram do jantar. O senador eleito chega das férias neste fim de semana. O PSDB de Minas também quer discutir qual o tipo de oposição vai se formar a partir do ano vem. "Não queremos só fazer oposição por oposição", afirma um outro deputado mineiro.
por Mateus Jasper Nangino, de O Tempo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental foi o credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...