Pular para o conteúdo principal

MINEIRO PARA LÍDER DA OPOSIÇÃO NA CÂMARA

Paulo segue trajetória para liderar no Congresso
A disputa entre tucanos mineiros e paulista está acirrada. O PSDB de Minas continua sustentando a tese de que é preciso refundar o partido, ideia rechaçada pelos sociais democratas paulistas. A briga tende a ser boa. Enquanto a bancada dos tucanos paulistas na Câmara dos Deputados diminuiu, o do PSDB mineiro cresceu. Saiu de cinco para oito deputados, podendo chegar a nove caso o governador Antonio Anastasia convide dois deputados do blocão (PSDB, DEM, PPS, PR, PP) para secretarias de seu governo, o que abriria vaga para o suplente Bonifácio Andrada. Os paulistas tinham 16 cadeiras e a partir de 2011 terão 13.

Os mineiros agora já planejam lançar candidato para liderança da oposição ou da minoria na Câmara. O nome do deputado Paulo Abi-Ackel, vice-presidente do PSDB de Minas, já é cogitado. Um jantar da bancada tucana federal na última terça-feira, na casa do presidente do PSDB de Minas, deputado Nárcio Rodrigues, selou a união da legenda no Estado em torno da proposta de nacionalizar o partido, o que na prática significa começar a ‘despaulistização’ do PSDB, já de olho nas eleições presidenciais em 2014.

O principais assuntos da reunião foram mantidos em segredo, mas informações de bastidores asseguram que os deputados fecharam acordo em torno do nome do Abi-Ackel. No entendimento dos deputados, ele poderia exercer tanto a liderança da oposição na Câmara, espaço tradicionalmente controlado pelos paulistas, quanto o comando da minoria. O primeiro cargo daria mais visibilidade para os mineiros na mídia e o segundo promoveria a aproximação dos mineiros com os tucanos e oposicionistas de outros Estados.

Abi-Ackel é bem aceito não apenas por lideranças de Minas, mas também goza de grande prestígio entre deputados de outros Estados. As costuras apenas começaram a ser feitas. O nome do deputado ainda será apresentado para o senador eleito, Aécio Neves, que dará a palavra final e ajudará a montar o jogo de xadrez que se desenha. "É preciso ver ainda se o Aécio acha que já é a hora de apresentarmos um nome. Ver quais são as intenções dele para montarmos as estratégias para 2014", afirma um dos deputados que participaram do jantar. O senador eleito chega das férias neste fim de semana. O PSDB de Minas também quer discutir qual o tipo de oposição vai se formar a partir do ano vem. "Não queremos só fazer oposição por oposição", afirma um outro deputado mineiro.
por Mateus Jasper Nangino, de O Tempo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/