Pular para o conteúdo principal

ALMG ENCERRA TRABALHOS DA 16ª LEGISLATURA

Minas Gerais será o primeiro estado do país a barrar do primeiro escalão estadual políticos que sejam enquadrados nos casos de inelegibilidade do Ficha Limpa. A Proposta de Emenda à Constituição nº 63 (PEC 63), também conhecida como Ficha Limpa mineiro, foi aprovada em 2ª turno nesta sexta-feira, no último dia de atividades da 16ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Estado. O deputado Lafayette Andrada (PSDB) foi o relator da matéria e destaca a importância do pioneirismo de Minas neste assunto: “O Ficha Limpa Mineiro é um exemplo para todo o país. Vai ao encontro do desejo da sociedade e fortalece a ética na política.”

A Lei 4.999, que delega poderes ao governador Antônio Anastasia para a realização de uma reforma administrativa, também foi aprovada, abrindo caminhos para o anúncio do novo secretariado. Anastasia agora pode criar, extinguir ou fundir secretarias, sem, contudo, “fazer mudanças em garantias adquiridas dos servidores públicos”, como destaca o deputado Lafayette, articulador das negociações do projeto na Assembleia.

A PEC 54, de autoria do deputado Lafayette Andrada, é outro destaque da manhã de fechamento das atividades do Parlamento. Ela faz adequações na Constituição do Estado em relação à Constituição Federal e possui uma emenda, também de Lafayette, que dá aumento significativo aos professores, incorporando gratificações ao seu salário base e estabelecendo o piso de R$ 1.320 para a rede estadual. O Orçamento do próximo ano foi aprovado e foi fechado em R$ 44,9 bilhões.

Ficha Limpa
A PEC da Ficha Limpa foi aprovada por 62 votos favoráveis, 14 abstenções e um voto em branco – do deputado Ivair Nogueira, do PMDB. Além da barrar ficha-sujas do comando de secretarias, subsecretarias, secretarias-adjuntas e empresas e fundações públicas, a regra vale para incluídos nas listas tríplices enviadas ao Executivo para a escolha de nomes para cargos de nomeação do governador, como Procurador-Geral de Justiça, Conselheiro do Tribunal de Contas (nas vagas do governo) e os desembargadores promovidos pelo quinto constitucional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Ministério Público.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.