Pular para o conteúdo principal

ANDRADA É ELEITO NOVO PRESIDENTE DO TCE

Antônio Carlos Andrada, Wanderlei Ávila, Adriene Andrade e Sebastião Helvécio
O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) elegeu ontem, 15, seu novo presidente. Por unanimidade, o conselheiro Antônio Carlos Andrada, de Barbacena, nas Vertentes, foi escolhido em sessão plenária juntamente com a vice-presidente, conselheira Adriene Andrade, de Boa Esperança, no Sul de Minas e o corregedor, conselheiro Sebastião Helvecio, de Juiz de Fora, na Zona da Mata. A nova composição toma posse no dia 08 de fevereiro de 2011 e terá mandato de dois anos. O conselheiro Antônio Carlos Andrada substituirá o conselheiro Wanderley Ávila que preside o TCEMG desde fevereiro de 2009. O mandato é para o Biênio 2011-2012 e a posse deverá ocorrer em fevereiro de 2011.

Composição das Câmaras, Ouvidoria e Contas do Governador
A nova composição das câmaras para o próximo biênio, a designação do ouvidor do TCEMG e o sorteio do relator, do revisor e do auditor para o acompanhamento da execução orçamentária das contas prestadas pelo governador do Estado no exercício de 2011, também foram decididos na sessão plenária de ontem.  Para o biênio 2011/2012, o Pleno aprovou a nova composição das Câmaras. A Primeira Câmara será composta pela conselheira Adriene Andrade, pelos conselheiro Wanderley Ávila e conselheiro em exercício Gilberto Diniz, e pelos auditores Edson Arger e Licurgo Mourão. E a Segunda Câmara pelos conselheiros Eduardo Carone Costa, Elmo Braz Soares e Sebastião Helvecio, e pelos auditores Gilberto Diniz e Hamilton Coelho.

Outra decisão de destaque do Pleno foi a nomeação do procurador Cláudio Couto Terrão para ocupar o cargo de ouvidor, nos termos do artigo 3º da Resolução nº 05/2010. Será o primeiro ocupante do cargo. De acordo com a resolução, a “Ouvidoria, órgão integrante da estrutura organizacional do Tribunal, vinculado à Presidência, constitui um canal de comunicação com o cidadão e tem por finalidade receber sugestões, críticas, reclamações, elogios ou pedidos de esclarecimento a respeito dos serviços prestados pelo Tribunal de Contas”.

E para o acompanhamento da execução orçamentária das contas prestadas pelo governador do Estado no exercício de 2011, nos termos do artigo 25, XIX, do Regimento Interno do TCEMG foram sorteados, com observação do princípio da alternância, o conselheiro em exercício Gilberto Diniz como o Relator, a conselheira Adriene Andrade como revisora e o auditor Hamilton Coelho como o Auditor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LAVRENSE INTEGRA LISTA FORBES "MULHERES DA GERAÇÃO Z QUE ESTÃO MUDANDO O AGRO"

Reconhecimento: Em 2025, foi destaque na lista Forbes Agro "Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro", que reconhece talentos jovens e promissores no agronegócio brasileiro Todo 15 de outubro, uma lista de mulheres é destacada pela Forbes nesse dia, como forma de homenagear o espaço conquistado de representação do universo feminino em movimento. Sim, porque elas arrastam outras mulheres. Em 2022, foi a vez da Lista Forbes “50 Grupos de Mulheres do Agro Brasil”; em 2023 veio a Lista Forbes “As 100 Mulheres Doutoras do Agro”, e no ano passado a Lista Forbes “As 50 Mulheres que Levam o Agro do Brasil para o Mundo”. Neste ano de 2025, a Lista Forbes “Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro”, também conhecidas como “ Gen Z ” ou “ Zoomers ”, mostra os talentos femininos nascidos no início dos anos 1990 – com uma linha de corte até os anos 2010/2012 – ou seja mulheres na faixa dos 30 anos. E uma lavrense figura, com merecimento, nesta seleta lista: Nathalia Campos Vilel...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.