![]() |
"Quem faz oposição, quem dá o tom, quem faz a pregação e a luta política, é o parlamento" |
O deputado federal Duarte Nogueira (PSDB-SP), único representante de Ribeirão Preto, em Brasília, reeleito para o seu segundo mandato na Câmara, está cotado para o secretariado do governo de Geraldo Alckmin. Em entrevista ao repórter Hélio Pellissari Nogueira, porém, evita especulações. Ele só assegura: o PSDB vai exercer, de maneira forte, a oposição. E já começa a bater forte antes da posse de Dilma: "vamos ficar contra a volta da CPMF, não adianta jogar isso nas costas dos governadores".
Hélio - O PSDB venceu na região, venceu na capital e no Estado, mas perdeu a eleição no País. Por quê?
Nogueira - O mais importante é que a Dilma teve mais votos do que o Serra. No entanto o PSDB, na minha opinião, teve um desempenho espetacular. Concorrer com uma candidata com um presidente com a popularidade nas nuvens, com toda a máquina administrativa e um conjunto de aliados usando e abusando dos instrumentos de comunicação e de campanha, é muito difícil vencer esta eleição! Eu acho que o Serra teve um desempenho extremamente positivo. Foram 44 milhões de votos, 11 milhões a menos que a candidata [Dilma], que teve 55 milhões. O povo escolheu, decidiu, a democracia foi exercida na plenitude. Cabe agora a quem foi eleito governar e a nós exercer o papel que a população nos delegou, que é a oposição.
Hélio - Como fica o PSDB daqui para a frente?
Nogueira - Muito bem. O PSDB sai da eleição com um resultado, mesmo que não vitorioso, muito positivo, no segundo turno. Elegeu oito governadores entre os principais Estados na federação, citando São Paulo, Minas, Goiás, Paraná, Pará, Alagoas, Tocantins e Roraima. São os oito Estados que o PSDB vai governar. Se somar a população desses oito Estados, você tem a maioria da população brasileira e inclusive a maioria da riqueza gerada pela população do Brasil, portanto com uma enorme responsabilidade, no âmbito estadual, de conciliar com a nossa adversária que saiu vitoriosa, uma agenda importante para o País e para o desenvolvimento dos Estados onde o PSDB vai ter a responsabilidade de governar.
Hélio - Quem vai coordenar o partido daqui para frente?
Nogueira - Caberá aos governadores fazerem o papel administrativo, administrarem aos seus Estados e coordenar o resultado do desempenho administrativo. Quem faz oposição, quem dá o tom, quem faz a pregação e a luta política, é o parlamento. Vai caber aos parlamentares, congressistas, deputados e senadores, junto com a base do partido, fazer o papel de oposição.
do Jornal A Cidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário