Pular para o conteúdo principal

Exclusivo: CINCO ÁREAS ESTÃO COM SUSPEITA DE CONTAMINAÇÃO POR RESÍDUOS EM LAVRAS

Lavras lidera índice de contaminação na área da Supram Sul de Minas
A Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) divulgou o Inventário de Áreas Suspeitas de Contaminação e Contaminadas do Estado de Minas Gerais, contendo a Lista de Áreas Contaminadas e Reabilitadas, referente ao ano de 2010. De acordo com a publicação, Minas Gerais tem 439 áreas contaminadas e, destas, 56 estão na condição de reabilitadas para os usos específicos.

Segundo a gerente de Gestão da Qualidade do Solo da Feam, Rosângela Moreira Gurgel, o inventário é uma importante ferramenta para divulgação à sociedade das áreas contaminadas, contendo a identificação de locais que, em função das atividades desenvolvidas ou devido à disposição de resíduos ou materiais de forma incorreta, possam ter causado algum tipo de contaminação capaz de provocar riscos à saúde humana ou ao meio ambiente para, então, definir prioridades de ação.

De acordo com o trabalho, das 439 áreas contaminadas em Minas, 247 estão sob o gerenciamento da Feam e 192 estão sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Belo Horizonte. Cerca de 77% das áreas foram contaminadas pela atividade de postos de combustíveis.

Na Supram Sul de Minas o município que apresentou maior número de áreas contaminadas foi Lavras (5), seguidas por Poços de Caldas (4), São João Del Rei (3) e Três Corações (2). Apenas uma área contaminada foi publicada nos municípios de Cachoeira de Minas, Campanha, Campo Belo, Campos Gerais, Carmo de Minas, Estiva, Carmo do Rio Claro, Gonçalves, Cássia, Itapeva, Itajubá, Guaxupé, São Lourenço, Ouro Fino, São Gonçalo do Sapucaí, São Tomás de Aquino, Sebastião da Bela Vista, Varginha e Virgínia. Os principais contaminantes encontrados nas áreas contaminadas foram: produtos da refinação do petróleo (219), metais (9), arsênio (8), cianeto (6), fluoreto (6), metais (6), sulfatos (5), ácidos (3), chumbo (2) e fenóis clorados (2). Os 21contaminantes alcoóis, mercúrio, solventes clorados, sulfeto e nitrogênio amoniacal foram encontrados em uma área contaminada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental foi o credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...