terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Exclusivo: CINCO ÁREAS ESTÃO COM SUSPEITA DE CONTAMINAÇÃO POR RESÍDUOS EM LAVRAS

Lavras lidera índice de contaminação na área da Supram Sul de Minas
A Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) divulgou o Inventário de Áreas Suspeitas de Contaminação e Contaminadas do Estado de Minas Gerais, contendo a Lista de Áreas Contaminadas e Reabilitadas, referente ao ano de 2010. De acordo com a publicação, Minas Gerais tem 439 áreas contaminadas e, destas, 56 estão na condição de reabilitadas para os usos específicos.

Segundo a gerente de Gestão da Qualidade do Solo da Feam, Rosângela Moreira Gurgel, o inventário é uma importante ferramenta para divulgação à sociedade das áreas contaminadas, contendo a identificação de locais que, em função das atividades desenvolvidas ou devido à disposição de resíduos ou materiais de forma incorreta, possam ter causado algum tipo de contaminação capaz de provocar riscos à saúde humana ou ao meio ambiente para, então, definir prioridades de ação.

De acordo com o trabalho, das 439 áreas contaminadas em Minas, 247 estão sob o gerenciamento da Feam e 192 estão sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Belo Horizonte. Cerca de 77% das áreas foram contaminadas pela atividade de postos de combustíveis.

Na Supram Sul de Minas o município que apresentou maior número de áreas contaminadas foi Lavras (5), seguidas por Poços de Caldas (4), São João Del Rei (3) e Três Corações (2). Apenas uma área contaminada foi publicada nos municípios de Cachoeira de Minas, Campanha, Campo Belo, Campos Gerais, Carmo de Minas, Estiva, Carmo do Rio Claro, Gonçalves, Cássia, Itapeva, Itajubá, Guaxupé, São Lourenço, Ouro Fino, São Gonçalo do Sapucaí, São Tomás de Aquino, Sebastião da Bela Vista, Varginha e Virgínia. Os principais contaminantes encontrados nas áreas contaminadas foram: produtos da refinação do petróleo (219), metais (9), arsênio (8), cianeto (6), fluoreto (6), metais (6), sulfatos (5), ácidos (3), chumbo (2) e fenóis clorados (2). Os 21contaminantes alcoóis, mercúrio, solventes clorados, sulfeto e nitrogênio amoniacal foram encontrados em uma área contaminada.

Nenhum comentário: