![]() |
Na gestão de Martim foi resolvido o problema de alagamentos no Pontilhão que acontecia desde os anos 40. Depois que o atual governo resolveu alterar o projeto o problema está voltando |
As fortes chuvas que tem caído sobre a cidade nos últimos dias voltaram a causar preocupação aos moradores e lojistas do Pontilhão, em Barbacena, nas Vertentes. Na semana passada, por exemplo, uma chuva torrencial voltou a invadir parte das lojas nas imediações do Sacolão e Complemento, o que não acontecia desde que a gestão do ex-prefeito Martim Andrada (PSDB) concluiu as obras de revitalização do Pontilhão, feitas com base em rigorosos estudos de engenharia de trânsito e infra-estrutura urbana afim de evitar os alagamentos que eram constantes na região.
No projeto realizado no Pontilhão, Martim Andrada construiu uma mureta de proteção natural, uma espécie de relevo nos canteiros centrais, para que as águas da chuva que descessem da Rua São Vicente de Paulo, no bairro Andaraí, não invadissem mais as lojas. O trabalho deu resultado e, desde aquela época, o problema estava solucionado. “Todo este trabalho foi elaborado dentro de um criterioso estudo técnico de engenharia e paisagismo. Hoje, com a retirada da mureta, as águas não são estancadas e avançam novamente sobre os mesmos pontos de antes”, explicou o arquiteto Guto Costa, que acompanhou a execução do projeto do governo anterior.
Desconsertando
Quando assumiu o governo municipal, a prefeita Danuza Bias Fortes (PMDB) determinou a modificação das obras de revitalização feitas no Pontilhão pela gestão de Martim Andrada. O serviço de “desconstrução” foi feito sem nenhum critério técnico, quando foram retiradas as muretas naturais dos canteiros e as plantas. Com isso, os problemas de antigamente voltaram com força total e atormentam novamente os moradores e comerciantes do bairro. Procurado pela reportagem do jornal Correio da Serra, o secretário de Obras do município, Giovane Anderson, não foi encontrado para comentar o assunto.
do Barbacena News
Nenhum comentário:
Postar um comentário