O Sindicato dos Empregados no Comércio de Pouso Alegre e região (Sinecom), no Sul de Minas, distribuiu um comunicado incitando os funcionários do comércio local a não cumprirem horário estendido no período natalino que, em Pouso Alegre, começou no dia 1° de dezembro. No comunicado, o Sindicato acusa a Acipa - Associação do Comércio e Indústria de Pouso Alegre, de interferir junto aos comerciantes para aumentar a carga horária dos comerciários no período natalino. Eduardo José Alcebíades, presidente do Sinecom, disse que o horário natalino não tem validade, ´não há um acordo coletivo entre os sindicatos dos Empregados e Patronal´, alegou.
O Sindicato pede ainda, no panfleto, 10% de reajuste para a categoria, informando que as negociações estão ´emperradas´. No parágrafo final o Sinecom incita os comerciários a não se submeterem aos horários - considerados ilegais pelo Sindicato - de fim de ano. O presidente da Associação do Comércio e Indústria de Pouso Alegre, Sílvio dos Reis, explicou que a entidade, visando melhor atendimento e segurança do comércio e da população nesse período, sugeriu que o horário do comércio fosse unificado. ´Em nenhum momento nós interferimos decisoriamente na jornada de trabalho dos comerciários´, alertou Sívio dos Reis.
Segundo o presidente da Acipa, em consenso com os lojistas associados foi apenas sugerido o horário de funcionamento do comércio local para se adequarem ao atendimento do Serviço Central de Proteção ao Crédito – SCPC, este sim, de responsabilidade da Associação Comercial.
da TV Uai
Comentários