![]() |
Democratas querem Gustavo Correa na Mesa Diretora |
A disputa pela secretaria geral da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) dividiu a base governista na Casa. Apesar de o governador Antonio Anastasia (PSDB) ter o apoio da maioria dos parlamentares, houve um racha diante da disputa. Concorrem os deputados estaduais Gustavo Correa (DEM), José Henrique (PMDB), Dilzon Melo (PTB), Arlen Santiago (PTB) e Inácio Franco (PV). Segundo um parlamentar que não quis se identificar, a divisão aumenta as chances de o candidato da oposição, José Henrique (PMDB), ser eleito para o cargo, já que governistas teriam seus votos pulverizados. Frente a essa possibilidade, ele afirmou que há chances de um nome apontado pelo governador surgir nas 48 horas que irão anteceder as votações.
Além de divergências na base, a disputa pela cadeira também gerou problemas internos no PTB, já que Arlen Santiago e Dilzon Melo não querem abrir mão da candidatura. "Ele (Melo) deveria recuar em nome de nossa amizade", disse Arlen. A Procuradoria Regional Eleitoral em Minas Gerais (PRE/MG) representou contra o candidato a deputado estadual eleito Dilzon Melo por captação ilícita de sufrágio, conduta vedada pelo artigo 41-A da Lei 9.504/97. Segundo a PRE/MG, Dilzon Melo teria “utilizado a doação de brinquedos a crianças carentes do município mineiro de Boa Esperança como forma de propaganda eleitoral e, com isso, angariado votos ilicitamente”.
A distribuição de brinquedos pelo deputado é feita na época do Natal. Mas a PRE/MG acredita que, embora se possa pensar, a princípio, que se tratava de mero ato de solidariedade em prol da população carente, a propaganda eleitoral do candidato utilizou, nas eleições deste ano, tal distribuição de bens como forma de captar votos. No dia 2 de outubro do ano passado, a Justiça Eleitoral em Boa Esperança apreendeu um veículo com alto-falantes que transitava pela cidade anunciando: “Qual é o deputado que sempre se lembra de nossas crianças, mesmo que seja com um simples brinquedo?” A mensagem teria sido gravada pelo próprio candidato.
com Ana Flávia Gussen de O Tempo e assessoria da PRE-MG
Nenhum comentário:
Postar um comentário