Pular para o conteúdo principal

ALUNOS DA UFOP SÃO OS QUE MAIS BEBEM

Se a média nacional de uso de álcool por estudantes de universidades federais  verificada na pesquisa é de 14%, na Ufop é mais que o dobro (29,18%). Em segundo vêm Lavras (26,24%), Viçosa (25,16%) e Alfenas (23,83%), todas em Minas

A Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) fez interessante pesquisa sobre o perfil dos alunos nas Instituições Federais de Ensino Superior. Ela mostra que “cerca de 43% dos estudantes das universidades federais são das classes C, D e E.” O índice varia em cada região, e é menor no Sul do país. Parece um grande avanço, “entretanto, o percentual de alunos das classes mais baixas permaneceu estável em relação a outras pesquisas feitas pela entidade em 1997 e 2003.” Ou seja, segundo as próprias pesquisas da Andifes, houve apenas estabilidade!


Nenhuma universidade federal consome mais álcool e tabaco que a de Ouro Preto (Ufop), revela levantamento do Estado a partir de dados da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Se a média nacional de uso de álcool verificada na pesquisa é de 14%, na Ufop é mais que o dobro: 29,18% de seus estudantes de graduação declararam beber 'periodicamente' ou 'sempre'. Após Ouro Preto, vêm a Universidade Federal de Lavras (26,24%), depois as federais de Viçosa (25,16%) e Alfenas (23,83%), todas em Minas. Quanto ao tabaco, 9,63% dos alunos da Ufop declaram fumá-lo com frequência.

Num estudo apresentado no primeiro semestre deste ano, durante um encontro científico sobre sono em Minneapolis, nos Estados Unidos, os investigadores revelam que os horários da tarde estão associados a mais aulas perdidas nas universidades, notas mais baixas e mais bebedeiras. Embora a diferença seja pequena, os investigadores sugerem que o simples fato de ter aulas mais tarde altera as escolhas dos estudantes, com impacto nas notas. O estudo teve por base os hábitos de sono de 193 estudantes universitários.
com Rafael Moraes Moura, do Estadão

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.