segunda-feira, 29 de agosto de 2011

ENCONTRO REÚNE 143 MUNICÍPIOS DA ZONA DA MATA


O II Encontro Técnico TCEMG e os Municípios, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), reuniu, na Câmara Municipal de Ubá, representantes de 139 cidades da Zona da Mata para discutir o tema “Gestão Responsável em Final de Mandato”. Na solenidade de abertura, estiveram presentes o presidente do TCEMG, conselheiro Antônio Carlos Andrada, o secretário de Governo Clécio Giorni, representando o prefeito de Ubá, Vadinho Baião; e a presidente da Câmara Municipal, vereadora Rosângela Alfenas, entre outras autoridades.

As quatro primeiras edições do encontro, realizadas nos dias 16 e 17 de junho, em Belo Horizonte; 30 de junho e 1º de julho, em Pirapora; 14 e 15 de julho, em Araxá e 04 e 05 de agosto, em Pouso Alegre, reuniram gestores e controladores internos de 175 municípios da Região Central, 118 da Região Norte do Estado, 115 do Triângulo Mineiro e 151 do Sul de Minas. Nos dias 15 e 16 de setembro, o evento chega a sua última etapa no interior, em Teófilo Otoni, para levar orientações do Tribunal sobre as regras a serem observadas em final de mandato de acordo com as determinações, principalmente, da Lei de Responsabilidade Fiscal e da Lei das Licitações.

O Presidente do TCEMG, conselheiro Antônio Carlos Andrada, destacou a importância do II Encontro, como uma das principais ações preventivas realizadas pelo Tribunal: “caminhamos para o término das gestões municipais, no final do ano que vem, e um dos maiores objetivos do encontro é justamente orientar os gestores sobre a elaboração dos orçamentos municipais que irão vigorar no último ano.” Depois da última etapa no interior, em Teófilo Otoni, o encerramento dos encontros acontece em Belo Horizonte, dos dias 19 a 30 de setembro, quando todos os participantes terão oportunidade de fazer uma avaliação geral do evento e esclarecer dúvidas sobre o novo sistema informatizado para remessa de dados municipais, denominado Sistema Informatizado de Contas dos Municípios (Sicom).

da assessoria

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