Pular para o conteúdo principal

PROCURADORIA RECOMENDA MUDANÇAS NOS PROCESSOS SELETIVOS DE PÓS-GRADUAÇÃO NA UFLA

Objetivo é garantir isonomia e segurança jurídica aos candidatos que disputam as vagas
O Ministério Público Federal (MPF) recomendou à Universidade Federal de Lavras (UFLA) que efetue diversas mudanças nas regras de seus processos seletivos de pós-graduação. Ao apurar reclamações sobre um dos processos seletivos da UFLA ocorrido em 2010, a Procuradoria da República em São João del Rei, nas Vertentes, detectou a existência de falhas que apontavam para a insuficiência de registros de algumas das etapas, além de pouca objetividade em certos procedimentos de avaliação.

Improbidade - Ao analisar os dados disponíveis na Internet acerca dos programas de pós-graduação, o MPF percebeu que, em alguns deles, não são claras as diretrizes para realização do certame, ou para a forma de valoração nas etapas de avaliação, havendo casos em que a própria realização de determinada etapa fica a critério subjetivo dos examinadores, o que fragiliza a segurança jurídica dos candidatos e da própria universidade.

Diretrizes - Para garantir a impessoalidade, o MPF recomendou que os componentes das bancas firmem declaração da inexistência de suspeição ou impedimento em relação aos candidatos inscritos e que as provas subjetivas sejam identificadas apenas por meio de número ou sinal, para que os avaliadores não possam saber a que candidato corresponde a prova que estejam corrigindo. O MPF pediu ainda que todos os atos e documentos relacionados ao processo seletivo, inclusive a composição das bancas examinadoras, sejam publicados integralmente no site da UFLA por um período de cinco anos.

Outras diretrizes, comuns em concursos públicos, também deverão ser observados pela UFLA, como o direito à interposição de recursos, a prévia definição das provas a serem realizadas em cada processo seletivo, a uniformidade de avaliação por meio de critérios e parâmetros previamente estabelecidos e divulgados. A universidade terá o prazo de 10 dias para informar as providências adotadas para o cumprimento da recomendação.
da Procuradoria da República em São João Del Rei - MPF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.