quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

HISTORIADOR LANÇA LIVRO SOBRE AURÉLIA RUBIÃO

Com certeza muita gente já se perguntou quem foi a artista que empresta o nome ao foyer do Theatro Municipal Capitólio. Uma das principais artistas brasileiras ganha um livro sobre sua história e sua arte nesta quinta-feira (26/1). O acadêmico José Roberto Sales é o autor de “Aurélia Rubião: Vida e Arte”. O livro tem 488 páginas, dezenas de fotos dos quadros de Aurélia e levou mais de dois anos para ser elaborado. José Roberto, autor de outros 18 livros, exercita o lado técnico ao produzir suas obras. No caso de Aurélia, chegou a entrevistar o médico que fez o atestado de óbito da artista. Aurélia Rubião morreu aos 86 anos em São Paulo e foi sepultada em Varginha.

José Roberto entrevistou familiares, amigos e colecionadores particulares, teve contato com a Fundação Bienal de São Paulo, entrevistou técnicos do Museu Mineiro. Ouviu a única aluna viva de Aurélia, a senhora Maria Rezende Pinto de Miranda (à época, estudante do Colégio dos Santos Anjos de Varginha). Para ser realizado o livro contou com apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. José Roberto teve como produtoras culturais Marilda Vasconcelos Pimentel Venga e Marília Vasconcelos Pimentel, parentas de Aurélia. A dupla visitou empresários, em busca de apoio financeiro. A empresa patrocinadora do livro é a Autotrans (a lei permite às empresas destinar parte de impostos municipais a projetos culturais).

O autor do livro ocupa a cadeira 8 da Academia Varginhense de Letras, Artes e Ciências (AVLAC). Aurélia Rubião ocupou a cadeira 24 da Academia Varginhense de Letras, Artes e Ciências, na qualidade de membro-correspondente, pois, à época, residia em São Paulo. A noite de autógrafos será na quinta-feira, 26, às 20h, no hall de entrada da estação ferroviária (Praça Matheus Tavares). Serão mostradas, em vídeo, 183 telas de Aurélia Rubião.
com assessoria

Nenhum comentário: