Pular para o conteúdo principal

PREFEITURA DE ALFENAS RECEBE LICENÇA PARA OPERAÇÃO DO ATERRO SANITÁRIO


A Prefeitura de Alfenas, no Sul de Minas recebeu a LO (Licença Ambiental Provisória para Operação) da Superintendência Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Sul de Minas (SUPRAM/SM), órgão que integra a estrutura da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável para o novo aterro sanitário. A documentação confirma regularização do município para tratamento e ou disposição de resíduos sólidos urbanos.

Após seis anos de trâmites o aterro sanitário de Alfenas recebeu o licenciamento ambiental de operação. A documentação com parecer técnico foi entregue ao prefeito de Alfenas, Luiz Antônio da Silva, na quinta-feira, 23. O documento autoriza o Executivo Municipal a efetuar tratamento e disposição de resíduos sólidos urbanos na localidade. A licença que declara a viabilidade de operação do empreendimento em relação aos aspectos ambientais no município foi entregue na presença de representante da família Miranda Esteves, senhora Valdirene Miranda Esteves Orsi, uma das proprietárias da fazenda Santo Antônio, próximo ao bairro Vista Grande, onde está localizado o lixão de Alfenas, há mais de duas décadas.

Para obter a adequação, foi construído o aterro sanitário do município, um dos mais modernos do sul de Minas, e coloca hoje, Alfenas entre o pequeno grupo de cidades no Brasil que tem o problema dos resíduos sólidos totalmente resolvido. Além de todas as melhorias realizadas neste empreendimento comprovando a sua regularização oficial, e o ajustamento de conduta da Prefeitura de Alfenas com a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Instituto Estadual de Florestas (IEF) e a Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) para o cumprimento das normas ambientais, relata o prefeito.
com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BELEZAS DO CAMPUS

Se você já caminhou pelo campus da UFLA e olhou para o alto, provavelmente se deparou com esse incrível símbolo da biodiversidade brasileira: o tucano. Com seu longo bico alaranjado e plumagem preta, ele chama atenção por sua beleza e importância ecológica. No entanto, não se engane: apesar de ser encantador, o tucano é considerado um animal silvestre e predador. Os tucanos costumam viver em pares ou em bandos de até duas dezenas, deslocando-se em fila indiana durante o voo. Eles são considerados onívoros e sua alimentação é variada. Apesar de uma dieta majoritariamente composta por frutas e insetos, eles também se alimentam de ovos, filhotes de outras aves e pequenos vertebrados, revelando uma notável adaptabilidade alimentar. É fundamental destacarmos o importante papel que essas aves desempenham na natureza. Ao espalharem sementes durante seus voos, elas promovem a regeneração das florestas. Isso reforça a importância de sua preservação e a necessidade de combater a comercialização ...

POÇOS REVITALIZA PÓRTICO

Começou nesta semana a revitalização do Pórtico de Poços de Caldas, no Marco Divisório, entrada para quem vem do estado de São Paulo. O local está recebendo nova pintura, externa e interna. Além disso, o madeiramento vai ser todo envernizado. A Secretaria de Serviços Públicos está fazendo a manutenção do paisagismo. “Estamos trocando o gramado, plantando novas flores e também árvores nas laterais para fazer uma ‘cortina verde’ de entrada. E também estamos reformando as calçadas”, informa o secretário da pasta, Antônio Donizette. “O pórtico é a principal entrada de Poços, por onde chegam a maioria dos turistas. Por isso, é importante manter o local revitalizado”, acrescenta. O turista que passa pelo pórtico pode receber informações e ajuda dos servidores municipais que ficam lá de segunda a sábado, das 9h30 às 18h30, e aos domingos, das 9h30 às 13h. O pórtico foi inaugurado em 2000.

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...