A Prefeitura de Alfenas, no Sul de Minas recebeu a LO (Licença Ambiental Provisória para Operação) da Superintendência Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Sul de Minas (SUPRAM/SM), órgão que integra a estrutura da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável para o novo aterro sanitário. A documentação confirma regularização do município para tratamento e ou disposição de resíduos sólidos urbanos.
Após seis anos de trâmites o aterro sanitário de Alfenas recebeu o licenciamento ambiental de operação. A documentação com parecer técnico foi entregue ao prefeito de Alfenas, Luiz Antônio da Silva, na quinta-feira, 23. O documento autoriza o Executivo Municipal a efetuar tratamento e disposição de resíduos sólidos urbanos na localidade. A licença que declara a viabilidade de operação do empreendimento em relação aos aspectos ambientais no município foi entregue na presença de representante da família Miranda Esteves, senhora Valdirene Miranda Esteves Orsi, uma das proprietárias da fazenda Santo Antônio, próximo ao bairro Vista Grande, onde está localizado o lixão de Alfenas, há mais de duas décadas.
Para obter a adequação, foi construído o aterro sanitário do município, um dos mais modernos do sul de Minas, e coloca hoje, Alfenas entre o pequeno grupo de cidades no Brasil que tem o problema dos resíduos sólidos totalmente resolvido. Além de todas as melhorias realizadas neste empreendimento comprovando a sua regularização oficial, e o ajustamento de conduta da Prefeitura de Alfenas com a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Instituto Estadual de Florestas (IEF) e a Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) para o cumprimento das normas ambientais, relata o prefeito.
com assessoria
Comentários