Pular para o conteúdo principal

A VIDA DA GENTE


O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) da Secretaria de Saúde de Juiz de Fora, na Zona da Mata, ajudou na ocorrência de dois partos caseiros em Juiz de Fora, em apenas dois dias. O primeiro ocorreu na segunda-feira, dia 12, e o segundo, no início da tarde desta quarta-feira, 14. De acordo com a coordenadora do Samu, Lílian de Castro Corrêa Lima, a equipe chegou ao local por volta das 7h30, e o bebê já havia nascido. “Era um menino. A mãe, T.T., tem 35 anos e estava na quinta gestação. Eles passavam bem e, em seguida, foram levados pela equipe para o Hospital Therezinha de Jesus (HTJ)”, conta Lílian.

A auxiliar de enfermagem do Samu, Paula Del Penho de Oliveira, e o condutor Dalmecir Custódio formavam a equipe que atendeu à ocorrência no Santa Rita. “Quando chegamos, o bebê estava acabando de nascer. Realizamos todos os procedimentos necessários. Não é a primeira vez que passamos por isso, mas é sempre muito emocionante. Fica a sensação de dever cumprido”, conta Paula, que tem oito anos de profissão e nove meses de atuação no Samu.

Cidade do Sol
O segundo registro aconteceu no início da tarde desta quarta-feira, 14, no Bairro Cidade do Sol. De acordo com a coordenadora, a equipe chegou ao endereço às 13h10 e o bebê, outro menino, também já havia nascido. “A criança estava sobre a cama. A avó foi quem cortou o cordão umbilical. A mãe, M. C. E., tem 30 anos, e esta foi sua quarta gestação. “Neste caso, a equipe deve auxílio da UTI móvel do Samu, que ajudou no atendimento até que mãe e filho chegassem ao HTJ.

O Hospital Therezinha de Jesus informou que a mãe T. T. recebeu alta nesta terça-feira, 13, mas o filho segue na UTI neonatal tomando antibiótico, em procedimento padrão. No caso de M. C. E., ela e o filho seguem no HTJ. A mãe está bem. O menino, que pesa 2,8kg, também está na UTI neonatal, por precaução. Em ambos os casos, ninguém corre risco de morrer. 
com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.