Pular para o conteúdo principal

TSE DEFERE POR UNANIMIDADE REGISTRO DE CANDIDATURA DE WELLINGTON RODRIGUES

Ministro Marco Aurélio sustentou não ter dúvida de que, na época própria, Wellington Rodrigues se desincompatibilizou e, então, se candidatou ao cargo de prefeito de Mar de Espanha
Em Brasília, no Tribunal Superior Eleitoral, deputado Lafayette e Wellington Rodrigues pouco antes do julgamento do registro da candidatura
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acatou por unanimidade, na noite da última terça-feira, 23, recurso de candidatura de Wellington Rodrigues (PSDB) a prefeitura de Mar de Espanha, município da zona da mata mineira, localizado a aproximadamente 60 km de Juiz de Fora. O relator do caso foi o ministro Marco Aurélio Mello. Com 4.285 votos, Wellington venceu nas eleições de 07 de outubro seu adversário, Joaquim Magela (PMDB), que recebeu 3.849 votos.

Wellington teve seu registro indeferido, em primeira instância e no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), a pedido do Ministério Público Eleitoral, por falta de desincompatibilização do cargo de presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Mar de Espanha.

De acordo com a defesa de Wellington Rodrigues, conforme previsto na lei, ele renunciou o cargo para se candidatar a prefeito de Mar de Espanha. Após a renúncia, constada em ata na OAB local, uma servidora da OAB no município utilizou folhas em branco assinadas previamente pelo então presidente da subseção para indicar advogados dativos a pessoas que não possuíam condições de pagar as custas do processo ou os honorários advocatícios. Baseado nessa assinatura, os candidatos adversários entraram com pedido de impugnação do candidato, tentando convencer que Wellington não renunciou à Presidência da OAB dentro do prazo estabelecido.

Durante a sessão, o ministro Marco Aurélio sustentou não ter dúvida de que, na época própria, Wellington Rodrigues se desincompatibilizou e, então, se candidatou ao cargo de prefeito de Mar de Espanha. “Não é crível que técnico em Direito, como é o presidente de subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, implemente desincompatibilização procedente formalmente, passando o posto a outro advogado, e após, embora com atenção voltada para o cargo almejado venha, de forma infantil a subscrever dois ofícios”, afirmou.

O deputado estadual Lafayette Andrada, líder do PSDB na Assembleia, comemora a vitória do candidato de sua base. Para o parlamentar a decisão do Plenário do TSE respeita a vontade soberana do povo de Mar de Espanha nas eleições municipais. “O povo decidiu nas urnas. Isso é democracia”, disse. Lafayette exaltou, dia 10 de outubro, da Tribuna da Assembleia Legislativa, o processo eleitoral no município de Mar de Espanha.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...