Pular para o conteúdo principal

TSE DEFERE POR UNANIMIDADE REGISTRO DE CANDIDATURA DE WELLINGTON RODRIGUES

Ministro Marco Aurélio sustentou não ter dúvida de que, na época própria, Wellington Rodrigues se desincompatibilizou e, então, se candidatou ao cargo de prefeito de Mar de Espanha
Em Brasília, no Tribunal Superior Eleitoral, deputado Lafayette e Wellington Rodrigues pouco antes do julgamento do registro da candidatura
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acatou por unanimidade, na noite da última terça-feira, 23, recurso de candidatura de Wellington Rodrigues (PSDB) a prefeitura de Mar de Espanha, município da zona da mata mineira, localizado a aproximadamente 60 km de Juiz de Fora. O relator do caso foi o ministro Marco Aurélio Mello. Com 4.285 votos, Wellington venceu nas eleições de 07 de outubro seu adversário, Joaquim Magela (PMDB), que recebeu 3.849 votos.

Wellington teve seu registro indeferido, em primeira instância e no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), a pedido do Ministério Público Eleitoral, por falta de desincompatibilização do cargo de presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Mar de Espanha.

De acordo com a defesa de Wellington Rodrigues, conforme previsto na lei, ele renunciou o cargo para se candidatar a prefeito de Mar de Espanha. Após a renúncia, constada em ata na OAB local, uma servidora da OAB no município utilizou folhas em branco assinadas previamente pelo então presidente da subseção para indicar advogados dativos a pessoas que não possuíam condições de pagar as custas do processo ou os honorários advocatícios. Baseado nessa assinatura, os candidatos adversários entraram com pedido de impugnação do candidato, tentando convencer que Wellington não renunciou à Presidência da OAB dentro do prazo estabelecido.

Durante a sessão, o ministro Marco Aurélio sustentou não ter dúvida de que, na época própria, Wellington Rodrigues se desincompatibilizou e, então, se candidatou ao cargo de prefeito de Mar de Espanha. “Não é crível que técnico em Direito, como é o presidente de subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, implemente desincompatibilização procedente formalmente, passando o posto a outro advogado, e após, embora com atenção voltada para o cargo almejado venha, de forma infantil a subscrever dois ofícios”, afirmou.

O deputado estadual Lafayette Andrada, líder do PSDB na Assembleia, comemora a vitória do candidato de sua base. Para o parlamentar a decisão do Plenário do TSE respeita a vontade soberana do povo de Mar de Espanha nas eleições municipais. “O povo decidiu nas urnas. Isso é democracia”, disse. Lafayette exaltou, dia 10 de outubro, da Tribuna da Assembleia Legislativa, o processo eleitoral no município de Mar de Espanha.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.