sexta-feira, 9 de novembro de 2012

PREFEITO ELEITO É CONDECORADO


O pioneirismo de Minas Gerais na luta pelo voto feminino, bem como a representatividade dessa conquista, que completa 80 anos, para a democracia do País, foram lembrados nesta quinta-feira, 8, durante a solenidade de entrega da Medalha do Mérito Legislativo, no Expominas, em Belo Horizonte. No evento, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais agraciou 227 pessoas e instituições que se destacaram em suas áreas de atuação, entre elas a presidente do Tribunal Superior Eleitoral e ministra do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia Antunes Rocha, natural de Montes Claros, que foi a oradora da solenidade.
O deputado estadual Lafayette Andrada condecora o prefeito eleito Doutor Marcos Cherem

O prefeito eleito de Lavras, Doutor Marcos Cherem (PSD) e o comandante da 6ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Luiz Rogério de Assis, foram homenageados nesta quinta feira, 8 de novembro, com a Medalha Ordem do Mérito Legislativo. A honraria foi proposta pelo deputado Fábio Cherem (PSD) em reconhecimento à importante atuação de ambos em prol dos lavrenses e da cidade sul mineira. Doutor Marcos, médico e vereador, obteve no último pleito para a prefeitura do município os votos de 23.973 habitantes.
Presidente da Assembleia Dinis Pinheiro condecora o deputado estadual Fábio Cherem

Deputado Tiago Ulisses condecora o coronel Luiz Rógerio Assis


O voto feminino no Brasil, foi instituído no Código Eleitoral Brasileiro por meio do Decreto 21.076, de 1932, do ex-presidente Getúlio Vargas. Condecorada com a Medalha no grau Grande Mérito, a ministra destacou em seu discurso o amadurecimento da sociedade brasileira. “Não vivemos um momento de reforma, e sim de transformação”, destacou a ministra. A Lei da Ficha Limpa, segundo ela, é uma prova de que o cidadão exige cada vez mais participar do processo político. Por isso, ela alertou aos que ocupam cargos públicos para a necessidade de se agir com ética em todos os setores da vida estatal. “Não se trata de escolha; é a ética ou o caos”, afirmou Cármen Lúcia.
A presidente do Tribunal Superior Eleitoral e ministra do Supremo Tribunal Federal, ministra Carmem Lúcia foi a oradora oficial do evento



Além da ministra Cármen Lúcia, também foram agraciados com a medalha Grande Mérito o corregedor do Tribunal Regional Eleitoral, Antônio Carlos Cruvinel, o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Joaquim Herculano Rodrigues, e o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Wanderlei Ávila. Também recebeu uma homenagem póstuma com a medalha do grau Mérito a atriz de teatro e artista plástica Cecília Bizzoto, assassinada durante um assalto na madrugada do dia 7 de outubro deste ano, na casa onde morava com seus pais, no bairro Santa Lúcia, em Belo Horizonte.

A medalha, criada pela Resolução 2.778, de 1982, é constituída de três graus: Grande Mérito, Mérito Especial e Mérito. Ao final da solenidade, a Bombeiro Instrumental Orquestra Show emocionou a todos ao interpretar, em meio à plateia, a música “Eu sei que vou te amar”, de Vinícius de Moraes e Tom Jobim.

Nenhum comentário: