Pular para o conteúdo principal

MP ASSOMBRA NOVOS PREFEITOS

Espera. Em Barão de Cocais, novo prefeito é acusado de oferecer material de construção a eleitores
Pelo menos quatro prefeitos mineiros que acabaram de assumir os mandatos permanecem na corda bamba e podem ser afastados de seus cargos pela Justiça Eleitoral. Todos eles foram acionados judicialmente por supostas irregularidades cometidas durante o último período eleitoral.

A mais recente ação foi ajuizada em Barão de Cocais, na região Central do Estado. O Ministério Público Eleitoral (MPE) apresentou denúncia contra o prefeito eleito, Armando Verdolin  (PSDB). O tucano, que, na gestão anterior, ocupava o cargo de vice-prefeito, teria doado materiais de construção e cestas básicas, o que configuraria compra de votos.

A acusação que culminou na representação feita pelo MPE foi apresentada por um dos candidatos derrotados na disputa, Vinícius Elói (PMDB).

O Ministério Público também ingressou com uma representação na Justiça contra o prefeito vitorioso na disputa em Campo Belo, no Centro-Oeste de Minas. Segundo a ação oferecida pela promotoria, Marco Túlio Lopes Miguel (PSDB) também teria cometido irregularidades ao tentar vencer a eleição comprando votos de eleitores. A ação, proposta ainda em outubro, já está em tramitação, e as partes envolvidas no processo já foram citadas para que apresentem defesa.

Inconformados, candidatos que foram derrotados em outubro também procuraram a Justiça questionando fatos, ocorridos durante o pleito, que consideraram suspeitos.

Em Teixeiras, na Zona da Mata, o eleito, Francisco Márcio da Silva (PSB), também é acusado de oferecer vantagens a eleitores em troca de votos. A ação, movida pela coligação adversária, encabeçada pelo candidato derrotado Teodorico Saraiva (PR), acusa o socialista de ter distribuído bebida alcoólica à população.

Na mesma região, outra representação deve ser analisada nos próximos dias pela Justiça. Em Pedra do Anta, a vencedora Sueli Sampaio (PTB) é suspeita de ter cometido abuso de poder político e econômico. Segundo a denúncia de uma chapa rival, a prefeitura teria utilizado servidores para fazer campanha para a petebista, candidata da situação, durante o expediente.

Resposta. Por meio de sua assessoria de comunicação, o prefeito de Barão de Cocais informou que as denúncias são inverídicas e têm, por objetivo, "desestabilizar o seu governo". Ele prometeu apresentar à Justiça, na segunda-feira, sua defesa.

Já em Teixeiras, um funcionário do gabinete do prefeito informou que ele estava em reunião e não poderia atender à reportagem.
por Isabella Lacerda - de O Tempo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.