quinta-feira, 21 de março de 2013

ENCONTRO DISCUTE REGULARIZAÇÃO DA CADEIA PRODUTIVA NA REGIÃO SUL MINEIRA

Localizada em um dos pontos mais altos da cidade a pirâmide é uma das principais atrações turísticas de São Thomé das Letras
Há cerca de dois anos, várias pedreiras da região sul mineira foram fechadas pela Polícia Federal por crimes ambientais e extração ilegal de minérios. O fato chamou a atenção, principalmente porque é um dos setores que mais emprega trabalhadores, sobretudo nas cidades de São Thomé das Letras, Alpinópolis, Luminárias e Guapé. Para resolver essa situação, o prefeito de Luminárias, Arthur Maia Amaral (PT), solicitou ao secretário de Estado de Meio Ambiente, Adriano Magalhães, uma reunião com empresários da cadeia produtiva de quartzito, em que será discutida a criação de uma força-tarefa para a regularização minerária e ambiental das pedreiras.

“Essa iniciativa não tem o objetivo de punir os empresários, mas orientá-los quanto à formalização das empresas e em relação ao meio ambiente”, diz o prefeito de Luminárias. Como o extrativismo emprega um número grande de trabalhadores, a ideia é melhorar as condições de vida dos extratores e dos empresários por meio de práticas legais.

Adriano Magalhães, Secretário de Estado de Meio Ambiente, estará na reunião acompanhado de Maria Lúcia Pinto, Subsecretária de Gestão de Regularização Ambiental Integrada, e de Celso Luiz Garcia e Alcimar de Melo, superintendente do estado e chefe do escritório regional, respectivamente, do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). O deputado estadual Ulysses Gomes (PT) também vai estar no encontro, que reúne prefeitos, vereadores e empresários das cidades que extraem quartzito.

O encontro acontece no dia 22 de março, às 10h, na Escola Municipal Francisco Diniz, na Praça Nossa Senhora do Carmo, no centro de Luminárias.

Nenhum comentário: