Pular para o conteúdo principal

TRIBUNAL MANTÉM SUSPENSÃO DE EDITAL DE LICITAÇÃO EM CANDEIAS

A 2ª Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) confirmou, na sessão da última quinta-feira, 11, a suspensão de processos licitatórios aplicada, pelo Conselheiro Mauri Torres, nos municípios de Maravilhas, na região Central de Minas e Candeias, no Sul de Minas.

Foram denunciadas supostas irregularidades no Edital de Credenciamento 01/2013, publicado pela Prefeitura Municipal de Maravilhas, na Região Central do Estado, para a prestação de serviços funerários a pessoas carentes.

A análise técnica do TCE concluiu que faltava ao processo licitatório a indicação de dotação orçamentária, um projeto básico “suficiente e consistente”, além de suficiente publicidade, já que o edital apenas foi afixado no quadro de avisos no hall de entrada da Prefeitura.

O conselheiro considerou os apontamentos da área técnica e determinou a suspensão como medida cautelar. De acordo com os autos, tanto a possibilidade de a licitação conter ilegalidades, quanto a proximidade do dia de abertura das propostas foram justificativas da decisão. “Considero presentes os requisitos do perigo da demora e da fumaça do bom direito”, manifestou o relator.

Em Candeias, no Centro-Oeste de Minas, o Edital do Pregão Presencial 30/2013 para a compra de pneus, câmaras de ar e protetores, publicado pela prefeitura, foi questionado. O denunciante apontou que existiria ilegalidade na exigência de apresentação de garantia de fábrica emitida pelo fabricante na fase de habilitação do processo licitatório.

O conselheiro Mauri Torres julgou “plausível” a argumentação do denunciante, já que as decisões anteriores do TCE sobre o assunto dispensaram os concorrentes dessa obrigação. Ele lembrou que uma cartilha elaborada pelo Tribunal sobre editais para a aquisição de pneus orienta que a cobrança da garantia é proibida. “Porém a garantia técnica pode ser exigida da licitante vencedora, no momento da contratação, a fim de assegurar a boa execução do objeto licitado”, contrapôs.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...