terça-feira, 14 de maio de 2013

POUSO ALEGRE TERÁ UNIDADE DA CEASA MINAS

Apenas de Pouso Alegre, o Ceasa deve abrigar 300 produtores e ajudar a fortalecer agricultura regional. Nesta semana, técnicos da central vêm a cidade para dar início aos estudos para construção do galpão em um terreno adquirido pela Prefeitura no bairro Chaves
O prefeito Agnaldo Perugini (PT) se reuniu com a direção da Ceasa Minas na tarde da última quarta-feira, 8. Sob a presidência do ex-deputado Marcos Lima, a empresa anunciou planos para se instalar na cidade na última semana. Reunidos com a equipe técnica da central em Belo Horizonte, o ex-deputado e o prefeito acertam os últimos detalhes para o início da implantação da central de abastecimento na cidade.

Os técnicos da Ceasa Minas desembarcam em Pouso Alegre, no Sul de Minas, nesta semana para revisar o estudo já finalizado pela Prefeitura para implantação da central, que passará a fazer o escoamento da produção rural do município, hoje a cargo do Centro de Abastecimento Municipal (Cema).

O Ceasa Minas é um órgão ligado ao governo federal que favorece o escoamento de produção do setor agrícola. Tem sede em Contagem, mas está presente em outras cinco cidades do estado, nenhuma delas situadas na região sul. Pouso Alegre deve ser a primeira. Uma área de 68 mil metros quadrados adquirida pela Prefeitura em 2011, às margens da BR-459, no Bairro Chaves, será utilizada para a construção do galpão da Central.

O secretário de Desenvolvimento Rural e Abastecimento Roberto Barata explica que a chegada da Ceasa vai impactar no escoamento da produção agrícola de toda a região. “A central vai racionalizar a logística entre a produção agrícola e o consumidor final. Ao fim do processo, o produtor consegue um preço melhor, o consumidor um preço mais em conta e a agricultura sai fortalecida”, considera.

Atualmente, a produção agrícola de Pouso Alegre é escoada pelo Cema em um galpão na Vicente Simões. O imóvel foi leiloado em 2008. Desde então, os produtores aguardavam a definição de um novo local para operar. Um acordo firmado entre a Prefeitura e os novos proprietários garantiu o funcionamento do Cema até que uma alternativa fosse encontrada. “A compra da área pela Prefeitura e a chegada do Ceasa traz uma solução definitiva para o problema. Além disso, com a chegada da central vamos fortalecer agricultura local e regional”, assinala o prefeito Agnaldo Perugini. 
da assessoria Prefeitura de Pouso Alegre

Nenhum comentário: