Pular para o conteúdo principal

DETENTAS DE PENITENCIÁRIA DE TRÊS CORAÇÕES PRODUZEM OBJETOS DECORATIVOS

A Penitenciária de Três Corações, no Sul de Minas, desenvolve com as presas da unidade uma ação de produção artesanal de objetos de decoração com materiais recicláveis, o Projeto Solar. “O objetivo é profissionalizar as detentas e dar a elas novas perspectivas de trabalho e renda, além de promover a conscientização ambiental”, explica a diretora de atendimento da unidade, Anelise Santiago de Mendonça.

A iniciativa é desenvolvida por meio de uma parceria da unidade prisional com a Associação pela Solidariedade ao Recuperando (Assolar) e ainda conta com colaborações do Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Poderes Executivo e Legislativo e professores, empresas, comunidade e instituições religiosas da região.

Atualmente, 15 presas trabalham no Projeto Solar, confeccionando mandalas, garrafas decorativas, tapetes, quadros e objetos encomendados pelos clientes. Toda a produção é feita a partir de jornais, revistas, garrafas, retalhos e outros materiais doados pela população da cidade. “Pequenas atitudes sustentáveis diárias como essa ajudam o planeta e o bolso”, ressalta a diretora Anelise.

A renda obtida com a venda das peças confeccionadas é revertida para a manutenção das atividades, geridas pela Assolar. A professora Vanda Oliveira de Melo, coordenadora do projeto, afirma que ele resgata a autoestima das detentas, que se sentem mais valorizadas, além de dar uma oportunidade de profissionalização para elas.

Trabalho e ensino
Atualmente, na Penitenciária de Três Corações, 200 presos trabalham e 310 estudam nos ensinos Fundamental, Médio e Superior. No Estado de Minas Gerais, são cerca de 12 mil detentos trabalhando e seis mil estudando enquanto cumprem pena nas 131 unidades prisionais sob a responsabilidade da Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi). Ao realizar essas atividades, os internos têm redução de pena: a cada três dias trabalhados ou 12 horas de estudo, um dia é retirado da sentença a ser cumprida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VARGINHA CONFIRMA FORÇA ECONÔMICA E AMPLIA LIDERANÇA NO SUL DE MINAS

Uma recente análise do Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG confirma que Varginha vive um ciclo consistente de expansão. O comércio avança, o emprego cresce e o empreendedorismo amplia a base empresarial. Os dados analisados por órgãos oficiais como RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI – Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração) do governo Federal e entidades renomadas como Fundação João Pinheiro (FJP), reafirmam a força econômica do município. O comércio segue como eixo central da atividade local. Representa 31,77% dos estabelecimentos formais e 24,06% dos empregos com carteira assinada, segundo a RAIS 2024. A predominância de micro e pequenas empresas garante agilidade e capacidade de adaptação. O PIB municipal alcançou R$ 8,09 bilhões em 2021, conforme a Fundação João Pinheiro (FJP), garantindo a 4ª posição entre os municípios do ...