Pular para o conteúdo principal

DETENTAS DE PENITENCIÁRIA DE TRÊS CORAÇÕES PRODUZEM OBJETOS DECORATIVOS

A Penitenciária de Três Corações, no Sul de Minas, desenvolve com as presas da unidade uma ação de produção artesanal de objetos de decoração com materiais recicláveis, o Projeto Solar. “O objetivo é profissionalizar as detentas e dar a elas novas perspectivas de trabalho e renda, além de promover a conscientização ambiental”, explica a diretora de atendimento da unidade, Anelise Santiago de Mendonça.

A iniciativa é desenvolvida por meio de uma parceria da unidade prisional com a Associação pela Solidariedade ao Recuperando (Assolar) e ainda conta com colaborações do Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Poderes Executivo e Legislativo e professores, empresas, comunidade e instituições religiosas da região.

Atualmente, 15 presas trabalham no Projeto Solar, confeccionando mandalas, garrafas decorativas, tapetes, quadros e objetos encomendados pelos clientes. Toda a produção é feita a partir de jornais, revistas, garrafas, retalhos e outros materiais doados pela população da cidade. “Pequenas atitudes sustentáveis diárias como essa ajudam o planeta e o bolso”, ressalta a diretora Anelise.

A renda obtida com a venda das peças confeccionadas é revertida para a manutenção das atividades, geridas pela Assolar. A professora Vanda Oliveira de Melo, coordenadora do projeto, afirma que ele resgata a autoestima das detentas, que se sentem mais valorizadas, além de dar uma oportunidade de profissionalização para elas.

Trabalho e ensino
Atualmente, na Penitenciária de Três Corações, 200 presos trabalham e 310 estudam nos ensinos Fundamental, Médio e Superior. No Estado de Minas Gerais, são cerca de 12 mil detentos trabalhando e seis mil estudando enquanto cumprem pena nas 131 unidades prisionais sob a responsabilidade da Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi). Ao realizar essas atividades, os internos têm redução de pena: a cada três dias trabalhados ou 12 horas de estudo, um dia é retirado da sentença a ser cumprida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental foi o credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...