Pular para o conteúdo principal

DETENTAS DE PENITENCIÁRIA DE TRÊS CORAÇÕES PRODUZEM OBJETOS DECORATIVOS

A Penitenciária de Três Corações, no Sul de Minas, desenvolve com as presas da unidade uma ação de produção artesanal de objetos de decoração com materiais recicláveis, o Projeto Solar. “O objetivo é profissionalizar as detentas e dar a elas novas perspectivas de trabalho e renda, além de promover a conscientização ambiental”, explica a diretora de atendimento da unidade, Anelise Santiago de Mendonça.

A iniciativa é desenvolvida por meio de uma parceria da unidade prisional com a Associação pela Solidariedade ao Recuperando (Assolar) e ainda conta com colaborações do Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Poderes Executivo e Legislativo e professores, empresas, comunidade e instituições religiosas da região.

Atualmente, 15 presas trabalham no Projeto Solar, confeccionando mandalas, garrafas decorativas, tapetes, quadros e objetos encomendados pelos clientes. Toda a produção é feita a partir de jornais, revistas, garrafas, retalhos e outros materiais doados pela população da cidade. “Pequenas atitudes sustentáveis diárias como essa ajudam o planeta e o bolso”, ressalta a diretora Anelise.

A renda obtida com a venda das peças confeccionadas é revertida para a manutenção das atividades, geridas pela Assolar. A professora Vanda Oliveira de Melo, coordenadora do projeto, afirma que ele resgata a autoestima das detentas, que se sentem mais valorizadas, além de dar uma oportunidade de profissionalização para elas.

Trabalho e ensino
Atualmente, na Penitenciária de Três Corações, 200 presos trabalham e 310 estudam nos ensinos Fundamental, Médio e Superior. No Estado de Minas Gerais, são cerca de 12 mil detentos trabalhando e seis mil estudando enquanto cumprem pena nas 131 unidades prisionais sob a responsabilidade da Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi). Ao realizar essas atividades, os internos têm redução de pena: a cada três dias trabalhados ou 12 horas de estudo, um dia é retirado da sentença a ser cumprida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SCOLFORO VIABILIZA EXPANSÃO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UFLA

Em reunião na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foi consolidada a maior reformulação já feita no projeto do Hospital Universitário da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O reitor, professor José Roberto Soares Scolforo, defendeu ao longo do ano e teve o projeto de expansão aprovado, o que garante o aumento da área construída e a incorporação de um setor completo de exames e imagens, incluindo hemodinâmica. Faz parte do projeto desta ampliação a incorporação de uma nova área, onde é hoje o Sindicato dos Produtores Rurais de Lavras. Com a ampliação da área e dos serviços, o Ministério da Saúde aumentou o teto de investimento, garantindo condições para execução da nova estrutura até 2027. Em visita à UFLA para celebração dos 10 anos do curso de Medicina no final do ano passado, o vice-presidente da Ebserh, Daniel Gomes Monteiro Beltrammi, confirmou a previsão de início das obras em março de 2026 e conclusão em 2027, quando o hospital será aberto para a população de ...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...