Pular para o conteúdo principal

POUSO ALEGRE FORMALIZA NÚCLEO REGIONAL DOS OBJETIVOS DO MILÊNIO NESTA QUARTA

Pouso Alegre sedia nesta quarta-feira, 19, o encontro de municípios que vai formalizar o Núcleo Regional dos Objetivos do Milênio (ODM). No formato de um seminário de mobilização, o encontro parte de uma ação conjunta entre a Secretaria Geral da Presidência da República, o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PDNUD), o governo de Minas Gerais e o Núcleo Estadual da ODM. O evento começa às 10h, no Theatro Municipal.

O seminário marca ainda o lançamento da 5ª Edição do Prêmio ODM Brasil e 1ª Edição do Prêmio ODM Minas Gerais. Ambas as premiações têm o objetivo de reconhecer práticas bem-sucedidas desenvolvidas por prefeituras e organizações da sociedade civil que contribuem para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

O município aderiu aos ‘Oito Objetivos do Milênio’ no início de maio deste ano. Criado para ser uma referência para melhorar a vida das pessoas em escala global até 2015, a proposta das Nações Unidas será um dos nortes das políticas públicas aplicadas pela atual gestão.

Já fortemente orientado pelo combate à vulnerabilidade social, atração de investimentos, geração de emprego e renda, descentralização dos serviços de saúde e fortalecimento da atenção básica, além da concentração de investimentos na educação, os trabalhos da Prefeitura passam a ter como referência: acabar com a extrema pobreza e a fome, garantir acesso universal ao ensino básico, promover a igualdade entre os sexos, reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde materna, erradicar doenças que matam milhões e fomentar novas bases para o desenvolvimento sustentável dos povos.

Para o prefeito Agnaldo Perugini, as metas propostas pela ONU já são perseguidas no dia-a-dia da administração, mas oficializar a perseguição dessas metas é, em si, um ato simbólico motivador. “Temos uma enorme demanda sobre os órgãos públicos. Para vencermos a batalha por um mundo melhor, precisamos começar pelo nosso quintal. Avançamos muito nos últimos anos, mas ainda temos muitos desafios que nos são colocados. Por isso precisamos de foco. E focamos melhor quando temos um ponto de referência como os ‘Oito Objetivos do Milênio’. Tudo o que precisamos fazer está ali”, considera.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.