terça-feira, 25 de junho de 2013

POUSO ALEGRE FORMALIZA NÚCLEO REGIONAL DOS OBJETIVOS DO MILÊNIO NESTA QUARTA

Pouso Alegre sedia nesta quarta-feira, 19, o encontro de municípios que vai formalizar o Núcleo Regional dos Objetivos do Milênio (ODM). No formato de um seminário de mobilização, o encontro parte de uma ação conjunta entre a Secretaria Geral da Presidência da República, o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PDNUD), o governo de Minas Gerais e o Núcleo Estadual da ODM. O evento começa às 10h, no Theatro Municipal.

O seminário marca ainda o lançamento da 5ª Edição do Prêmio ODM Brasil e 1ª Edição do Prêmio ODM Minas Gerais. Ambas as premiações têm o objetivo de reconhecer práticas bem-sucedidas desenvolvidas por prefeituras e organizações da sociedade civil que contribuem para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

O município aderiu aos ‘Oito Objetivos do Milênio’ no início de maio deste ano. Criado para ser uma referência para melhorar a vida das pessoas em escala global até 2015, a proposta das Nações Unidas será um dos nortes das políticas públicas aplicadas pela atual gestão.

Já fortemente orientado pelo combate à vulnerabilidade social, atração de investimentos, geração de emprego e renda, descentralização dos serviços de saúde e fortalecimento da atenção básica, além da concentração de investimentos na educação, os trabalhos da Prefeitura passam a ter como referência: acabar com a extrema pobreza e a fome, garantir acesso universal ao ensino básico, promover a igualdade entre os sexos, reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde materna, erradicar doenças que matam milhões e fomentar novas bases para o desenvolvimento sustentável dos povos.

Para o prefeito Agnaldo Perugini, as metas propostas pela ONU já são perseguidas no dia-a-dia da administração, mas oficializar a perseguição dessas metas é, em si, um ato simbólico motivador. “Temos uma enorme demanda sobre os órgãos públicos. Para vencermos a batalha por um mundo melhor, precisamos começar pelo nosso quintal. Avançamos muito nos últimos anos, mas ainda temos muitos desafios que nos são colocados. Por isso precisamos de foco. E focamos melhor quando temos um ponto de referência como os ‘Oito Objetivos do Milênio’. Tudo o que precisamos fazer está ali”, considera.

Nenhum comentário: