sexta-feira, 14 de junho de 2013

TESTE DA LINGUINHA AGORA É LEI EM ALFENAS

O exame já vinha sendo aplicado, como um projeto Piloto no PSF Itaparica e agora será praticado em todas as unidades de saúde do município. O prefeito de Alfenas, no Sul de Minas, Maurílio Peloso reconheceu a necessidade e a importância do Teste da Linguinha para os bebês e sancionou no dia 27 a Lei 4.433 que torna o exame gratuito e obrigatório nas unidades básicas de saúde.

O projeto, de iniciativa da fonoaudióloga Simone Oliveira, ganhou força na Câmara dos Vereadores e agora foi sancionado pelo prefeito Murílio Peloso. Além de tornar o teste obrigatório, a lei prevê que, em épocas de vacinação ou campanhas para este fim, famílias ou responsáveis por bebês, que ainda não tenham realizado o teste, devem ser orientados para fazer o exame.

Em setembro de 2012, a fonoaudióloga do NASF, Simone Oliveira, iniciou um projeto piloto com aplicação do teste em bebês atendidos no PSF do bairro Itaparica. Ela afirma que é grande a procura para o exame. Simone passou por uma capacitação com a idealizadora do teste, a fonoaudióloga paulista Roberta Martinelli.

Agora, as equipes passarão por uma capacitadas e em seguida serão realizadas reuniões para definir como vai a ser a rotina para a aplicação do teste nos postos do município. Com essa avaliação é possível diagnosticar a língua presa (oficialmente chamada de alteração do frênulo da língua). Embora haja poucos estudos epidemiológicos, estima-se que pelo menos 10% dos recém-nascidos apresentem o problema, que pode causar diversos prejuízos. Acredita-se que a língua presa seja uma das principais causas de desmame precoce.

Nenhum comentário: