Pular para o conteúdo principal

TESTE DA LINGUINHA AGORA É LEI EM ALFENAS

O exame já vinha sendo aplicado, como um projeto Piloto no PSF Itaparica e agora será praticado em todas as unidades de saúde do município. O prefeito de Alfenas, no Sul de Minas, Maurílio Peloso reconheceu a necessidade e a importância do Teste da Linguinha para os bebês e sancionou no dia 27 a Lei 4.433 que torna o exame gratuito e obrigatório nas unidades básicas de saúde.

O projeto, de iniciativa da fonoaudióloga Simone Oliveira, ganhou força na Câmara dos Vereadores e agora foi sancionado pelo prefeito Murílio Peloso. Além de tornar o teste obrigatório, a lei prevê que, em épocas de vacinação ou campanhas para este fim, famílias ou responsáveis por bebês, que ainda não tenham realizado o teste, devem ser orientados para fazer o exame.

Em setembro de 2012, a fonoaudióloga do NASF, Simone Oliveira, iniciou um projeto piloto com aplicação do teste em bebês atendidos no PSF do bairro Itaparica. Ela afirma que é grande a procura para o exame. Simone passou por uma capacitação com a idealizadora do teste, a fonoaudióloga paulista Roberta Martinelli.

Agora, as equipes passarão por uma capacitadas e em seguida serão realizadas reuniões para definir como vai a ser a rotina para a aplicação do teste nos postos do município. Com essa avaliação é possível diagnosticar a língua presa (oficialmente chamada de alteração do frênulo da língua). Embora haja poucos estudos epidemiológicos, estima-se que pelo menos 10% dos recém-nascidos apresentem o problema, que pode causar diversos prejuízos. Acredita-se que a língua presa seja uma das principais causas de desmame precoce.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

MEC REALIZA INAUGURAÇÃO E VISITAS EM MINAS GERAIS

O ministro da Educação, Camilo Santana, cumprirá agenda em Minas Gerais, na quarta-feira, 11 de fevereiro, com chegada prevista em Sete Lagoas (MG) às 10h (horário de Brasília). O primeiro compromisso oficial será uma visita técnica às obras de expansão do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), onde acompanhará o andamento das intervenções que visam ampliar a oferta de vagas e a infraestrutura da unidade. No período da tarde, ainda em solo sete-lagoano, o ministro se deslocará para o campus da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), às 14h.  Na quinta-feira (12), a agenda terá continuidade no município de Machado (MG), onde o ministro inaugurará, às 10h, o novo restaurante estudantil do Campus Machado do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS). Após o descerramento da placa inaugural, participará de um almoço no próprio restaurante junto aos estudantes, simbolizando a entrega oficial da nova estrutura de assistência estudantil. Camilo Santana encerrará a c...