Pular para o conteúdo principal

TESTE DA LINGUINHA AGORA É LEI EM ALFENAS

O exame já vinha sendo aplicado, como um projeto Piloto no PSF Itaparica e agora será praticado em todas as unidades de saúde do município. O prefeito de Alfenas, no Sul de Minas, Maurílio Peloso reconheceu a necessidade e a importância do Teste da Linguinha para os bebês e sancionou no dia 27 a Lei 4.433 que torna o exame gratuito e obrigatório nas unidades básicas de saúde.

O projeto, de iniciativa da fonoaudióloga Simone Oliveira, ganhou força na Câmara dos Vereadores e agora foi sancionado pelo prefeito Murílio Peloso. Além de tornar o teste obrigatório, a lei prevê que, em épocas de vacinação ou campanhas para este fim, famílias ou responsáveis por bebês, que ainda não tenham realizado o teste, devem ser orientados para fazer o exame.

Em setembro de 2012, a fonoaudióloga do NASF, Simone Oliveira, iniciou um projeto piloto com aplicação do teste em bebês atendidos no PSF do bairro Itaparica. Ela afirma que é grande a procura para o exame. Simone passou por uma capacitação com a idealizadora do teste, a fonoaudióloga paulista Roberta Martinelli.

Agora, as equipes passarão por uma capacitadas e em seguida serão realizadas reuniões para definir como vai a ser a rotina para a aplicação do teste nos postos do município. Com essa avaliação é possível diagnosticar a língua presa (oficialmente chamada de alteração do frênulo da língua). Embora haja poucos estudos epidemiológicos, estima-se que pelo menos 10% dos recém-nascidos apresentem o problema, que pode causar diversos prejuízos. Acredita-se que a língua presa seja uma das principais causas de desmame precoce.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental foi o credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.