Pular para o conteúdo principal

PACIENTES DE HOSPITAL PSIQUIÁTRICO E JUDICIÁRIO DE BARBACENA DOAM HORTALIÇAS


Hortaliças e legumes cultivados por pacientes do Hospital Psiquiátrico e Judiciário Jorge Vaz, situado em Barbacena, no Campo das Vertentes, foram doados no último dia 27 para a Pastoral Carcerária e o Instituto Padre Mestre Cunha, entidade que acolhe cerca de 100 crianças carentes de vários bairros da cidade. 

A produção é fruto de uma capacitação em Horticultura Orgânica, realizada em parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), por meio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas, campus Barbacena. 

Foram colhidas várias caixas de couve flor, beterraba, salsinha, cebolinha, cenoura, couve, espinafre e brócolis, mas a iniciativa não termina com esta entrega, novas mudas já foram plantadas para outras doações. O curso profissionalizante teve a duração de 160h/aula, de 20 de maio a 13 de julho, e representa o empenho da unidade em qualificar os internos para que eles possam retornar à sociedade qualificados para o mercado de trabalho. 

Combinação eficaz
Atividades produtivas ao ar livre, contato com a terra e aprendizado de novos conhecimentos integram a receita para ajudar na recuperação dos internos de Barbacena, é o que garante o diretor geral da unidade, João Bosco de Abreu. “Não ficamos somente nos remédios, procuramos ir sempre além, por isto temos escola, horta e programação cultural e recreativa”, destaca o diretor, responsável por uma equipe multidisciplinar de médicos, assistentes sociais e psicólogos, preparada para receber pacientes de todas as unidades prisionais da Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi). 

O Hospital Psiquiátrico e Judiciário Jorge Vaz funciona há 84 anos e tem um papel fundamental no sistema prisional de Minas Gerais, pois acompanha todas as evoluções dos tratamentos psiquiátricos para aqueles que cometeram crimes e sofrem de transtornos mentais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental foi o credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.