Pular para o conteúdo principal

INAUGURADO SAAE DE CAMBUQUIRA

Foi inaugurado, em Cambuquira, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). A Estação de Tratamento de Água coloca fim a um dos maiores problemas do município: a falta d’água. Agora, com o SAAE, as casas passam a receber água tratada e limpa para consumo, e com o aumento da capacidade de captação de água do reservatório, o período de estiagem não significará falta de água no município.

O deputado federal Odair Cunha (PT-MG), que foi um dos responsáveis por essa conquista, marcou presença no evento e comemorou a conclusão da obra. “É uma alegria enorme poder perceber o resultado de tanto esforço e fruto do trabalho que aqui está sendo concretizado. Foi um tempo de muita luta e dedicação, em que nós buscamos juntos, a conclusão deste projeto. Com certeza, o SAAE trará mais qualidade de vida para o povo da nossa querida cidade de Cambuquira”.

Cerca de 80% da água vem agora do Rio São Bento. As nascentes que antes eram responsáveis por todo o abastecimento da cidade agora representam apenas 20% da captação. Com a mudança, a vazão do reservatório passou de 12 para 25 litros por segundo, o suficiente para atender todo o município.

O fornecimento de água em Cambuquira era cercado de problemas. A captação vinha somente das nascentes, e não era suficiente para atender a demanda. “Para nós é um momento de muita felicidade. Muitos foram os empecilhos que impediam que essa obra fosse concluída, mas de fato, conseguimos essa conquista e essa vitória para o povo” expressou o prefeito Evanderson Xavier (Kaka).

O abastecimento irá atender todo o município. Na oportunidade, foi inaugurada a primeira etapa da obra, financiada com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 1), agora, novos recursos, provenientes do PAC 2, serão necessários para a construção de uma tubulação ligando o reservatório à rede de distribuição nas áreas dos bairros Marimbeiro e Parque São João.

Participaram também da inauguração, o prefeito da Campanha, Roberto Silva, o prefeito de Monsenhor Paulo, Marcos Oliveira, a primeira suplente de deputado estadual pelo PT Minas, Geisa Teixeira, o presidente da Câmara de Vereadores, Paulo César da Costa, o vice-prefeito Juninho Coelho, o presidente do SAAE, Gustavo Furtado Borges, além de lideranças políticas de Cambuquira e região e comunidade local.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...