Pular para o conteúdo principal

UM DIA PARA FICAR NA HISTÓRIA DE LAVRAS

Ministra Luciana Lóssio
Nunca antes na história de Lavras, município localizado no Sul de Minas Gerais, a população assistiu um momento tão conturbado na política. Esta quinta feira, dia 13 de março de 2014, entra para os anais da linha do tempo. Sem alardes e sem convite à imprensa lavrense, Silas Costa Pereira, do PSDB, acompanhado de Clóvis Corrêa, do PMDB, foram diplomados respectivamente prefeito e vice-prefeito pelo juiz eleitoral da Comarca, Rodrigo de Melo Oliveira.

A diplomação se deu em virtude da cassação do mandato do prefeito eleito Marcos Cherem e do vice Aristides Silva Filho (Tide), ambos do PSD, pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Já por volta das 16h, o vice-presidente da Câmara Municipal, Evandro Castanheira Lacerda (PSB) na ausência do presidente Marcos Possato (PTB), empossou em solenidade tumultuada e com forte esquema de segurança feito pela Polícia Militar. Logo após, Silas e o vice entraram então na prefeitura e assumiram o Gabinete.

Às 18h30, a ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luciana Guimarães Lóssio, em análise do pedido, concedeu liminar e determinou a volta ao cargo imediatamente do prefeito eleito Marcos Cherem e do vice Tide. Silas e Clóvis permaneceram em torno de 2 horas apenas, nos respectivos cargos.

Em seu parecer, a ministra destacou que a ação julgada contém conteúdo idêntico aos processos anteriores em que o próprio TRE absolveu os envolvidos nas ações propostas. "Em um juízo precário, típico das medidas de urgência, tenho como plausível a tese da defesa de que a AIME n. 1-67/MG replica fatos anteriormente analisados pela Corte de origem, oportunidade em que se assentou, naquela instância, a ausência de gravidade apta à configuração do abuso, o que justifica, como medida de cautela e de preservação da administração pública local, a concessão da tutela cautelar, para o fim de se aguardar melhor exame da questão pelo colegiado do TSE", destaca.

"Ante o exposto, defiro a liminar, para suspender os efeitos do acórdão recorrido (RE n. 1-67.2013.6.13.0160) até que o recurso especial ou, em caso de sua inadmissão na origem, o agravo (se interposto) seja examinado por esta Corte Superior, devendo o autor ser mantido ou, caso já afastado, imediatamente reconduzido ao cargo de prefeito do Município de Lavras/MG, medida esta extensiva ao vice-prefeito eleito, embora não figure nesta ação", decretou a ministra Luciana Lóssio. Com a liminar todos os atos praticados no dia de ontem, 13, pela Justiça Eleitoral e pela Câmara Municipal foram anulados.

Comentários

Anônimo disse…
Infelizmente Lavras passa por esse vexame na politica local,que a muito tempo vem sofrendo com lideranças pouco interessadas em desenvolvimento e bem estar da população.

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...